sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

"LAVA-JATO" - AS PROPINAS DE FURNAS: "1/3 PSDB-SP, 1/3 PSDB NACIONAL E 1/3 AÉCIO"




'É UM TERÇO SP, UM TERÇO NACIONAL E UM TERÇO AÉCIO'

"Em depoimento ao juiz Sérgio Moro, o lobista Fernando Moura afirmou que Furnas era uma estatal controlada pelo hoje senador Aécio Neves (PSDB-MG) no governo Lula, e que o esquema de propina se assemelhava ao instalado na Petrobras: "É um terço PSDB São Paulo, um terço PSDB nacional e um terço Aécio".


Ele disse ainda que, em conversa com o então ministro José Dirceu para a escolha de nomes para a diretoria de estatais, o nome de Dimas Toledo foi apresentado: "Ele me respondeu: 'Esse foi o único cargo que o Aécio pediu pro Lula. Então você vá lá conversar com o Dimas e diga para ele que vamos apoiar [a indicação de seu nome]'". Em nota, o PSDB definiu como "declaração requentada e absurda" a citação a Aécio e uma "velha tentativa de vincular o PSDB aos crimes cometidos no governo petista" 


Para o PSDB e a mídia, esse é o terço do Aécio

Do "Brasil 247"


Em depoimento ao juiz Sérgio Moro, o lobista Fernando Moura afirmou que Furnas era uma estatal controlada pelo hoje senador Aécio Neves (PSDB-MG) no governo Lula, e que o esquema de propina se assemelhava ao instalado na Petrobras: "É um terço São Paulo, um terço nacional e um terço Aécio."

Ele citou uma reunião que teria ocorrido em 2002 para a escolha de nomes para a diretoria de diversas estatais.

Renato Duque teria sido indicado ao então ministro José Dirceu, segundo ele. Para Furnas, o lobista disse que citou o nome de Dimas Toledo. "Ele (Dirceu) perguntou qual era minha relação com o Dimas Toledo e eu respondi que o achava competente, profissional. Então ele me respondeu: 'Não, porque esse foi o único cargo que o Aécio pediu pro Lula. Então você vá lá conversar com o Dimas e diga para ele que vamos apoiar [a indicação de seu nome]'".

Moura relata ainda que Dimas Toledo, ao assumir a diretoria, afirmou a que "em Furnas era igual", referindo-se a esquema de propina. "Ele disse: 'Não precisa nem aparecer aqui. Vai ficar um terço São Paulo, um terço nacional e um terço Aécio".

O lobista presta seu terceiro depoimento na Lava Jato após mentir sobre o suposto envolvimento de Dirceu no esquema. Ele havia isentado o ex-ministro, depois falou que foi ameaçado e agora reafirmou as acusações.

Em nota, a assessoria de imprensa do PSDB definiu como "declaração requentada e absurda" a citação a Aécio e uma "velha tentativa de vincular o PSDB aos crimes cometidos no governo petista". "O PSDB jamais fez qualquer indicação para o governo do PT. O senador Aécio Neves não conhece o lobista, réu confesso de diversos crimes, e tomará todas as providências cabíveis para desmontar mais essa sórdida tentativa de ligar lideranças da oposição aos escândalos investigados pela Operação Lava Jato", acrescentou.


[A PF, o MP, o PGR e a mídia, certamente, conforme a tradição, ficaram satisfeitos com essa explicação do PSDB. A delação não será investigada, nem mais noticiada. Assim foi também com a recente delação de que o governo FHC/PSDB recebeu de propina R$ 100 milhões (hoje equivalente a R$ 1 bilhão) em operação da Petrobras na Argentina].

O advogado de Dimas Toledo, Marco Moura, afirmou, em nota, que as informações de Moura são "absolutamente inverídicas".

Leia aqui reportagem de Juliana Coissi sobre o assunto."

FONTE: do portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/215838/'%C3%89-um-ter%C3%A7o-SP-um-ter%C3%A7o-nacional-e-um-ter%C3%A7o-A%C3%A9cio'.htm). [Título, imagem de Aécio com o seu terço (do Conversa Afiada) e trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política']. 

COMPLEMENTAÇÃO

Janot, conhecia essa do terço do Aecím?


É o mesmo chato para receber logo a grana...




Do portal "Conversa Afiada"


Na página do Petralha Zuero no Facebook, Com informações da Fel-lha:


Dr Janot, Dr Moro, precisa desenhar? 

"O lobista Fernando Moura, "ligado ao PT", afirmou em depoimento ao juiz Sergio Moro que Furnas era uma estatal controlada pelo hoje senador Aécio Neves (PSDB-MG), cujo indicado para a diretoria foi escolhido por ele e aceito pelo governo Lula, e que o esquema de propina se assemelhava ao instalado na Petrobras. "É um terço São Paulo, um terço nacional e um terço Aécio".

Antes, o "Conversa Afiada" tinha publicado:

Delator: "Aécio ficou com Furnas"

Segundo ele, tucanos também tentaram emplacar indicações na Petrobras

No Fato Online:


Segundo delator, tucanos também tentaram emplacar indicações na Petrobras


Segundo depoimento de Fernando Moura, Aécio Neves e o ex-ministro Pedro Malan tentaram apadrinhar nomes para postos importantes na estatal petroleira

O colaborador declarou ao Ministério Público Federal no Paraná ter sabido, por meio do ex-secretário-geral petista Sílvio Pereira, que Malan pediu ao seu então sucessor Antonio Palocci para manter Rogério Manso na Diretoria de Abastecimento da companhia. O cargo foi entregue a Paulo Roberto Costa, um dos principais réus da Operação Lava-Jato.

Aécio ficou com Furnas

Além disso, Moura relatou que Renato Duque – inicialmente indicado pelo presidente da Etesco Construções, Licínio de Oliveira Machado Filho para a área de Exploração e Produção – disputou com outro afilhado dos tucanos a cadeira de diretor de Serviços. Era Edimir Varela, que já havia sido indicado para o cargo pelo ex-deputado federal paulista Dimas Ramalho. Alinhado com Aécio Neves, Dimas Ramalho acabou atendido antes com um cargo em Furnas, empresa pública do setor energético. Além do apoio deste, Varela também contaria com a preferência do coordenador da primeira campanha de Lula, Delúbio Soares.

Moura explicou que Duque só foi o escolhido por decisão de José Dirceu, nomeado para a Casa Civil da Presidência da República. Durante reunião convocada especialmente para tratar do impasse, Dirceu teria perguntado a Delúbio Soares o nome do padrinho de Varela. Sem revelar sua preferência pessoal, Soares respondeu que era Aécio Neves. Na época, final de 2002, Aécio acabara de ser eleito governador de Minas Gerais. “Como Aécio já foi contemplado com (a indicação feita por) Dimas em Furnas, então Duque será o diretor de Serviços da Petrobras”, teria dito Dirceu, encerrando a polêmica.
(...)


Em tempo: Dr Janot, Dr Moro, sabiam que o terço do Aecím, Furnas, e essa farra toda são "trend topics"? Será que a ilustre colonista da "Fel-lha" está acompanhando no twitter? Ou ela foi atingida no 
passaralho?


FONTE da complementação: do portal "Conversa Afiada"  (http://www.conversaafiada.com.br/brasil/delator-aecio-ficou-com-furnas).

Nenhum comentário: