quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

"CAMPO DE LULA" JÁ É O MAIOR PRODUTOR E EXPORTADOR DE PETRÓLEO DO BRASIL




Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras:


Campo de Lula já é o maior produtor e exportador de óleo do Brasil

"A produção média de petróleo que operamos no "campo de Lula" em dezembro de 2015 foi de 442 mil barris por dia (bpd), equivalente a aproximadamente 51% de toda a produção que operamos no pré-sal (874 mil bpd) no período. Com esse elevado potencial, "Lula" já é o maior campo produtor de petróleo no Brasil, além de maior produtor nacional de gás natural, com produção média de 20,6 milhões de metros cúbicos/dia (m³/d) em dezembro.

O "campo de Lula" assumiu e vem mantendo a liderança na produção de petróleo nacional desde agosto do ano passado, quando ultrapassou o "campo de Roncador". A expectativa para 2016 é de aumento ainda maior com a entrada em operação dos FPSO Cidade de Maricá e Cidade de Saquarema, adicionando capacidade de produção de até 300 mil bpd ao campo de Lula. O "Cidade de Maricá" já está na locação e iniciará em breve a interligação dos poços, e o "Cidade de Saquarema" está em processo de integração, no estaleiro Brasa, em Niterói.

Os resultados obtidos com a exportação do petróleo do "campo de Lula" contribuem positivamente com a balança comercial brasileira, visto que o óleo tem boa aceitação no mercado internacional. Ao todo, o volume exportado deste campo somou 59,1 milhões de barris de petróleo no ano passado (média de aproximadamente 162 mil bpd). Esses valores levam em consideração também a parcela dos nossos parceiros no campo.

A marca representa uma tendência de mudança do perfil da nossa cesta de exportação de petróleo, até então predominantemente de óleos pesados. A crescente participação do óleo do "campo de Lula" aumenta a proporção de petróleos médios ou de média densidade – como o encontrado majoritariamente na área do pré-sal da Bacia de Santos. Em 2015, a proporção de óleos médios no nosso mix de exportação atingiu 37%.

Operamos (65%) o "campo de Lula" em parceria com a BG E&P Brasil (25%) e a Petrogal Brasil (10%).

Vejam também quais são e como funcionam nossas plataformas."

FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras  (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/campo-de-lula-ja-e-o-maior-produtor-e-exportador-de-oleo-do-brasil.htm).

Nenhum comentário: