segunda-feira, 16 de novembro de 2015

NOVO CAMPO DE PETRÓLEO NA BACIA DE SANTOS




PETROBRAS ANUNCIA COMERCIALIDADE DE 130 MILHÕES DE BARRIS EM NOVO CAMPO EM SANTOS

Declaração de Comercialidade da área de Sépia Leste, no pré-sal da Bacia de Santos

Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras

"Apresentamos na quinta-feira (12/11/2015) à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a "Declaração de Comercialidade" da acumulação de petróleo localizada na porção noroeste do Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) de Júpiter – Bloco BM-S-24, no pré-sal da Bacia de Santos.

Na declaração encaminhada a ANP, o consórcio que formamos (80%) em parceria com a Petrogal Brasil S.A. (20%) sugeriu que o novo campo seja denominado "Sépia Leste". O volume recuperável total estimado para esse campo é de 130 milhões de barris de óleo equivalente (boe).

O campo "Sépia Leste" está localizado a 250 km da costa do estado do Rio de Janeiro e em profundidade d’água de 2.165 metros. Durante a atividade exploratória, foi constatada a extensão da acumulação do campo de Sépia (Cessão Onerosa) para a área de Sépia Leste, caracterizando uma mesma jazida de petróleo.

Declaramos o campo de Sépia comercialmente viável em setembro de 2014, e ele apresenta reservatórios de excelentes características de porosidade e permeabilidade, com óleo de boa qualidade (26º API).

Atualmente, discutimos (operadora do Campo de Sépia) com o consórcio do BM-S-24 a unitização da jazida composta pelos campos de Sépia e de Sépia Leste, por meio de um "Acordo de Individualização da Produção" (AIP). O processo de unitização consiste na viabilização, por um projeto único, do desenvolvimento e da produção de uma jazida que se estende por áreas de concessão pertencentes a concessionários diferentes.

Tratando-se de uma única jazida, a produção do Campo de Sépia Leste será feita pelo mesmo sistema a ser utilizado no Campo de Sépia, que entrará em operação em 2019.

O consórcio do BM-S-24 tem até fevereiro de 2016 para concluir a avaliação da descoberta do restante da área que compõe o PAD de Júpiter.



FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras   (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/declaracao-de-comercialidade-da-area-de-sepia-leste-no-pre-sal-da-bacia-de-santos.htm).

Nenhum comentário: