segunda-feira, 23 de novembro de 2015

ENTREVISTA COM NOAM CHOMSKY (legendada em português)




São 27 min e 26 seg de interessante entrevista. Foi concedida à televisão portuguesa RTP em maio deste ano. Vale a pena assistir, especialmente os últimos 6 min, sobre o Estado islâmico e o terrorismo. 

FONTE: vídeo obtido no YouTube por este blog 'democracia&política'.
Sobre o entrevistado (do site Wikipedia):
Avram Noam Chomsky, nascido na Filadélfia-EUA em 7 de dezembro de 1928, é linguista, filósofo e ativista político. Depois de receber o doutoramento, Chomsky leciona no 
Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) há mais de 40 anos consecutivos, como professor de Linguística. Seu nome está associado à criação da gramática ge(ne)rativa transformacional. É também o autor de trabalhos fundamentais sobre as propriedades matemáticas das linguagens formais, sendo o seu nome associado à chamada "Hierarquia de Chomsky". Seus trabalhos, combinando uma abordagem matemática dos fenômenos da linguagem com uma crítica do behaviorismo, nos quais a linguagem é conceituada como uma propriedade inata do cérebro/mente humanos, contribuem decisivamente para a formação da psicologia cognitiva. Seu mais recente livro é "Power Systems: Conversations on Global Democratic Uprisings and the New Challenges to U.S. Empire".

Nenhum comentário: