quinta-feira, 19 de novembro de 2015

CHOMSKY: "INVASÃO DO IRAQUE PELOS EUA É A RAIZ DO TERRORISMO"




CHOMSKY: "INVASÃO DO IRAQUE PELOS EUA É A RAIZ DO TERRORISMO"


"Em uma entrevista, 
[o professor estadunidense de linguística e filosofia no MIT (EUA)] Noam Chomsky lembra que o Estado mais extremo, radical e fundamentalista do mundo, a Arábia Saudita, é o principal aliado dos Estados Unidos; e classifica a invasão dos Estados Unidos no Iraque como "o pior crime do milênio"

Do "Brasil 247" 


Em um vídeo reproduzido pela blogueira Conceição Oliveira, o filósofo e linguista Noam Chomsky discute os significados de terrorismo no direito internacional e para os que são atacados diuturnamente pelos senhores da guerra.

Para Chomsky, o Estado mais extremo, radical e fundamentalista do mundo, a Arábia Saudita, é o principal aliado dos Estados Unidos.

Ele diz ainda que a própria CIA reconhece que o Estado Islâmico é resultado da invasão estadunidense no Iraque: 'o pior crime do milênio' praticado pelos EUA.

Centenas de milhares de pessoas foram mortas, torturadas, o país destruído, quatro milhões de pessoas deslocadas e dois milhões de refugiados, sob os olhos de todo o mundo sem qualquer reação para proteger as vítimas do Iraque.


Assista: 

FONTE: do portal "Brasil 247"    (http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/205714/Chomsky-Invas%C3%A3o-do-Iraque-pelos-EUA-%C3%A9-a-raiz-do-terrorismo.htm). [Dados sobre o autor (ver abaixo) acrescentados por este blog 'democracia&política']

Sobre Noam Chomsky (do site Wikipedia):

Avram Noam Chomsky, nascido na Filadélfia em 7 de dezembro de 1928, é linguista, filósofo e ativista político estadunidense. É professor de Linguística no Istituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Seu nome está associado à criação da gramática ge(ne)rativa transformacional. É também o autor de trabalhos fundamentais sobre as propriedades matemáticas das linguagens formais, sendo o seu nome associado à chamada "Hierarquia de Chomsky". Seus trabalhos, combinando uma abordagem matemática dos fenômenos da linguagem com uma crítica do behaviorismo, nos quais a linguagem é conceituada como uma propriedade inata do cérebro/mente humanos, contribuem decisivamente para a formação da psicologia cognitiva, no domínio das ciências humanas. Além da sua investigação e ensino no âmbito da linguística, Chomsky é também conhecido pelas suas posições políticas e pela sua crítica da política externa dos Estados Unidos. Chomsky descreve-se como um socialista libertário, havendo quem o associe ao anarcossindicalismo. Seu mais recente livro é "Power Systems: Conversations on Global Democratic Uprisings and the New Challenges to U.S. Empire".

Nenhum comentário: