domingo, 4 de outubro de 2015

TERRORISMO MATA MIL VEZES MENOS QUE ARMAS DE FOGO NOS EUA



População prestou homenagens para os 13 estudantes que foram mortos no atentado em Oregon (Agência Efe)


Nos EUA, total de mortes por armas de fogo é mais de mil vezes maior do que por terrorismo pelo mundo

Do "Opera Mundi"

"Para o presidente Barack Obama, tiroteios viraram "rotina" no país. Em 2015, aconteceram 264 tiroteios com [média] mais de quatro mortos [/ato].

Dados do Departamento de Estado e do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA mostram que, de 2004 a 2013, ocorreram 1.011 vezes mais mortes por armas de fogo do que por terrorismo nos EUA. Os cálculos, divulgados na sexta-feira (02/10) pela emissora norte-americana CNN, foram feitos após o presidente do país, Barack Obama, pedir que a imprensa levantasse os números, durante discurso por causa do atentado que que matou 13 pessoas numa faculdade do Oregon na quinta (01/10).

Segundo o CDC, 316.545 pessoas foram mortas por armas de fogo em território norte-americano, de 2004 a 2013. Os números contemplam todos os tipos de mortes, incluindo homicídios, acidentes e suicídios. Já de acordo com o Departamento de Estado, 277 cidadãos foram mortos no exterior por incidentes terroristas, no mesmo período. Além disso, atos comprovadamente terroristas dentro do território norte-americano mataram 36 pessoas, gerando um total de 313 mortos.

Segundo a ONG "Gun Violence Archive", em 2015 ocorreram 264 casos de “mass shooting” (termo que se refere a situações com pelo menos quatro vítimas de arma de fogo, com exceção do atirador). Isso equivale a quase um tiroteio por dia.

O pedido de Obama foi feito à mídia durante uma entrevista coletiva de imprensa na quinta-feira (01/10) que tratou do atentado de Oregon, onde um atirador matou 13 e feriu 20 pessoas. O atirador também morreu, mas ainda não se sabe se foi suicídio ou se foi resultado da atuação policial. Ele já havia dito que tiroteios haviam se tornado rotina no país.

Somos o único país desenvolvido do mundo que presencia esses tiroteios a cada poucos meses”, falou o presidente na ocasião. “Minha resposta neste palanque acaba sendo rotina. Nós nos tornamos dormentes a isto [atentados]. Espero que eu não precise aparecer novamente [para se pronunciar sobre um tiroteio]. Porém, baseado em minha experiência como presidente, não posso garantir isso”, repetiu.

Para Obama, enquanto houver propagandas de armas e pessoas que argumentem que elas são necessárias para defesa pessoal, os atentados irão continuar. Em mais de uma ocasião, ele mencionou o controle que a "Associação Nacional dos Rifles" (NRA, na sigla em inglês) tem sobre o Congresso norte-americano. Dados da emissora CBS mostraram que a NRA gastou mais de US$ 12 milhões (mais de R$ 46 milhões) na candidatura de alguns deputados e senadores, nas eleições de 2014. Ainda de acordo com a emissora, 95% dos candidatos em que a NRA investiu foram eleitos."

FONTE: do "Opera Mundi". Transcrito no "Patria Latina"  (http://www.patrialatina.com.br/editorias.php?idprog=8928157317a66f146e4f2d5617537336&cod=15872).

Nenhum comentário: