sexta-feira, 2 de outubro de 2015

NOVO RECORDE DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NO BRASIL EM AGOSTO




PRODUÇÃO DE PETRÓLEO DO BRASIL TEM RECORDE EM AGOSTO

"A produção brasileira de petróleo em agosto subiu pelo segundo mês consecutivo, atingindo um recorde de 2,547 milhões de barris por dia (bpd) e tornando o emblemático campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos, o principal produtor do país pela primeira vez. O volume extraído foi 3,3% superior a julho, marcando a terceira alta mensal do ano, e 9,5% cento maior que agosto de 2014

Por Marta Nogueira, da agência norte-americana de notícias "Reuters"

A produção brasileira de petróleo em agosto subiu pelo segundo mês consecutivo, atingindo um recorde de 2,547 milhões de barris por dia (bpd) e tornando o emblemático campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos, o principal produtor do país pela primeira vez.

O volume extraído foi 3,3 por cento superior a julho, marcando a terceira alta mensal do ano, e 9,5 por cento maior que agosto de 2014, segundo dados publicados na quinta-feira pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O recorde anterior da produção de petróleo no Brasil havia sido registrado em dezembro de 2014 (2,497 milhões de barris/dia).

A produção de gás natural em agosto cresceu 4,1 por cento em relação a julho e avançou 9,2 por cento ante o mesmo mês do ano anterior, para 99,2 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d).

Somando petróleo e gás, a produção brasileira em agosto subiu 3,4 por cento ante o mês anterior e teve alta de 9,4 por cento em relação a um ano antes, para 3,171 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d).

O campo de Lula, o primeiro a entrar em operação no pré-sal da Bacia de Santos, há exatos cinco anos, ultrapassou o campo de Roncador e se tornou pela primeira vez o maior produtor do país, com a extração de 368 mil bpd e de 16,6 milhões de m³/d.

Em julho, a Petrobras iniciou a produção em uma nova plataforma em Lula, chamada Cidade de Itaguaí, na área de Iracema Norte, o que contribuiu para que a produção da estatal registrasse recorde em agosto.

Lula é operado pela Petrobras, com 65 por cento de participação, em parceria com a BG, com 25 por cento, e a Petrogal (joint venture formada pela Galp Energia e pela Sinopec), com 10 por cento.

A produção total do pré-sal, extraída de 54 poços, foi de 859,8 mil barris de petróleo e 32,5 milhões de m³/d de gás, totalizando 1,064 milhões de boe/d, alta de 2,9 por cento em relação ao mês anterior.

Segundo a ANP, a Petrobras, como concessionária, produziu 2,109 milhões bpd.

A segunda maior produtora de petróleo no Brasil foi a BG, com a extração de 154,082 mil bpd, seguida pela Repsol Sinopec, com a produção de 57,861 mil bpd."

FONTE: reportagem de Marta Nogueira, da agência norte-americana de notícias "Reuters". Transcrita no portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/economia/199242/Produ%C3%A7%C3%A3o-de-petr%C3%B3leo-do-Brasil-tem-recorde-em-agosto.htm).

Nenhum comentário: