sábado, 16 de maio de 2015

MÍDIA GOLPISTA ADOTOU O "VALE TUDO"




Mídia golpista vai para o vale tudo

Por Dayane Santos, no site Vermelho:

"O atual momento político exige uma avaliação crítica quase que diária. O consórcio golpista (formado pelo PSDB, demais forças da direita e a mídia) tem criado factoides criminosos que ganham ares de verdade nas manchetes e artigos dos colunistas fabricantes de mentiras.


A disputa política ganhou proporções nunca vistas. A indicação da presidenta Dilma Rousseff de um novo nome para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF) ganhou as manchetes dos jornais e a oposição utilizou a sabatina como instrumento de disputa política. Nenhum outro indicado precisou responder a tantos questionamentos políticos e pessoais, como Luiz Edson Fachin.

A mídia, por sua vez, escancarou o seu jogo de mentiras, não importando os fatos. Agora, o jogo se transformou em uma verdadeira guerra de boatos e difamações.

“Colunistas” relatam supostos diálogos entre lideranças políticas do governo como se estivessem na sala de reuniões ou expectadores de um reality show do governo.

Réus confessos e presos por lavagem de dinheiro e corrupção são colocados em um altar e canonizados pela imprensa. Resolvem “contar tudo” e o que sai de suas bocas, inclusive a opinião política, é considerado fato verídico que não merece contestação, afinal eles se arrependeram.

Mesmo que esses “fatos” sejam desmascarados, a mídia mantém a mentira. Na terça-feira (12), por exemplo, em sua coluna na rádio CBN, Arnaldo Jabor disse que “Lula aprovava a estratégia do mensalão”. Seu comentário foi baseado num factoide criado pelo "O Globo" em que se afirmava que Lula havia confessado ao então presidente do Uruguai, Pepe Mujica, numa conversa sobre o mensalão, que aquela era a única maneira de governar o Brasil. No entanto, o próprio Pepe Mujica já desmentira a falácia no domingo (10).

No depoimento do doleiro Alberto Youssef à CPI da Petrobras, na segunda (11) em Curitiba (Paraná), o doleiro, referindo-se ao seu esquema de propinas, disse: “Confirmo e digo que isso é no meu entendimento. Não digo que havia uma coordenação [do Planalto], mas acredito que eles tinham conhecimento, no meu entendimento, do que acontecia”.

Para essa mídia, a suposição de um criminoso vale mais do que o fato do senador Aécio Neves (PSDB) ter sido citado no esquema de propinas de Furnas e aparecer na lista de pagamento do doleiro Youssef e não ter sido investigado.

Vale mais do que o fato de os tucanos terem recebido R$ 10 milhões em propina pagos ao então presidente do PSDB Sergio Guerra, conforme disse Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras.

Portanto, o que ocorre no Brasil não é um enfrentamento de ideias e o exercício legítimo da liberdade da imprensa. Mas uma violação ao Estado Democrático de Direito.

Nessa guerra, vale tudo: o factoide, a ocultação de fatos, a distorção e a mentira descarada. A mídia assume a posição de partido político de oposição e tem gente que ainda se ilude com essa máfia.

Vale ressaltar, que essa reação é resultado do desespero dos derrotados nas urnas, que sofreram a quarta derrota consecutiva e transformaram o inconformismo em ódio visceral contra as forças do povo.

Não existe dúvida de que o país necessita urgentemente da reforma política e da regulação da mídia, como forma de promover e consolidar a democracia e romper esse ciclo de violações e abusos.

Mas antes das reformas é preciso assumir efetivamente o posto na batalha da comunicação. Dilma e as forças progressistas só venceram as eleições porque frontalmente reagiram aos crimes da grande mídia, como aconteceu às vésperas do segundo turno da eleição, no ano passado, em que o factoide da "Veja" foi desmascarado.

Portanto, a reação deve ser proporcional, não somente para defender os interesses políticos do PT e das forças progressistas, mas, principalmente, para reagir em defesa do povo brasileiro e da democracia, que têm suas conquistas ameaçadas por essa direita conservadora e reacionária."

FONTE: escrito por Dayane Santos, no site Vermelho . Postado por Altamiro Borges em seu blog (http://altamiroborges.blogspot.pt/2015/05/midia-golpista-vai-para-o-vale-tudo.html).

Nenhum comentário: