quinta-feira, 16 de abril de 2015

VACCARI FOI PRESO PARA CRIMINALIZAR O PT




PT: "VACCARI FOI PRESO PARA CRIMINALIZAR O PARTIDO"

"Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, no dia 9 de março, Vaccari apresentou dados que comprovam a legalidade das doações que o PT. Ele também apresentou dados que comprovam que partidos como PMDB, PSDB e PSB receberam de empresas que estão sob investigação na Operação Lava Jato. No entanto, nenhum deles está sob investigações como à que o PT está submetido", diz texto publicado pela Agência PT de Notícias. "Os advogados do secretário recorrerão, ainda na quinta-feira, da decisão". Foi a primeira manifestação oficial do partido, presidido por Rui Falcão, sobre o caso.

Do "Brasil 247"

O Partido dos Trabalhadores se manifestou, pela primeira vez, sobre a prisão do tesoureiro João Vaccari Neto, por meio da Agência PT de Notícias. Segundo o partido, a prisão atende ao objetivo político de criminalizar o PT. 

Leia abaixo:

Justiça prende Vaccari para criminalizar doações ao PT

"Mesmo disponível para prestar esclarecimentos, como fizera na semana passada à CPI, o secretário foi preso nesta manhã.

O secretário de Finanças do Partido dos Trabalhadores, João Vaccari Neto, foi preso, na quarta-feira (15), pela Polícia Federal, em São Paulo, em nova fase da Operação Lava Jato. Ele será encaminhado à Curitiba (PR).

Os policiais colheram o depoimento do petista, de Giselda Rousie de Lima, em casa. Há diligência expedida contra a cunhada do secretário, Marice Correa de Lima.

O PT e Vaccari reafirmaram, em sucessivas ocasiões, que as doações recebidas pela legenda são legais e foram devidamente declaradas à Justiça Eleitoral.

Os advogados do secretário recorrerão, ainda na quinta, da decisão. O partido vai se pronunciar oficialmente sobre o caso.

Igual

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, no dia 9 de março, Vaccari apresentou dados que comprovam a legalidade das doações que o PT.

Ele também apresentou dados que comprovam que partidos como PMDB, PSDB e PSB receberam de empresas que estão sob investigação na Operação Lava Jato. No entanto, nenhum deles está sob investigações como à que o PT está submetido.

Como já reiteramos em diversas oportunidades, todas as doações feitas ao PT estão estritamente dentro da lei e são contabilizadas e declaradas à Justiça Eleitoral e receberam a aprovação do TSE”, disse Vaccari aos parlamentares.

Relembre a apresentação do secretário de Finanças à CPI.

Dois pesos

Enquanto os ataques ao PT continuam, outros casos são abafados.

O ex-secretário de Habitação do governo de São Paulo, Marcos Rodrigues Penido, comandado pelo Geraldo Alckmin (PSDB), foi flagrado, em emails encontrados por investigadores, intermediando doações eleitorais de uma empresa envolvida no Trensalão Tucano, que envolve desvios de recursos para a compra de trens, para o PSDB.

Atualmente, Penido é diretor presidente a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) de São Paulo.

A empresa "Tejofran", segundo denúncia publicada pelo jornal “Folha de S. Paulo” à época, teria feito contribuições durante a campanha de 2012 para prefeituras.

No período dos emails, Penido era diretor-técnico do CDHU. De acordo com a legislação eleitoral, diretores de empresas públicas são proibidos de arrecadar para partido. Na eleição de 2012, o ex-governador José Serra disputou a prefeitura de São Paulo com prefeito eleito, Fernando Haddad (PT).

Apesar das denúncias e das provas obtidas por investigadores, por meio de buscas feitas em computadores da CDHU, o caso nunca foi investigado e ninguém foi punido."

FONTE: da Redação da Agência PT de Notícias. Transcrito no portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/poder/177307/PT-Vaccari-foi-preso-para-criminalizar-o-partido.htm).

COMPLEMENTAÇÃO

PT publica nota oficial em que repudia prisão de Vaccari Neto

"Em nota oficial, assinada pelo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão, divulgada na tarde de quarta-feria (15), a legenda classifica a prisão do ex-tesoureiro da sigla, João Vaccari Neto, de “desnecessária” e reafirma inocência. O texto informa ainda que, "por questões de ordem práticas e legais, João Vaccari Neto solicitou seu afastamento da Secretaria de Finanças e Planejamento do PT".


Leia abaixo a íntegra:

Nota Oficial da Presidência do PT

"O Partido dos Trabalhadores manifesta-se a respeito da desnecessária detenção, na data de hoje, do Secretário de Finanças e Planejamento, João Vaccari Neto, nos seguintes termos:

1 – A detenção de João Vaccari Neto é injustificada visto que, desde o início das investigações, ele sempre se colocou à disposição das autoridades para prestar qualquer esclarecimento que lhe fosse solicitado. Convocado, prestou depoimento na Delegacia da Polícia Federal de São Paulo, em 5 de fevereiro desse ano. Além disso, na CPI da Petrobras, respondeu a todas as questões formuladas pelos parlamentares.

2 – Reafirmamos nossa confiança na inocência de João Vaccari Neto, não só pela sua conduta à frente da Secretaria Nacional de Finanças e Planejamento, mas também porque, sob a égide do Estado Democrático de Direito, prevalece o princípio fundamental de que todos são inocentes até prova em contrário.

3 – Os advogados que cuidam da defesa de João Vaccari Neto estão apresentando um pedido de habeas corpus para que sua liberdade ocorra no prazo mais curto possível.

4 – Informamos ainda que, por questões de ordem práticas e legais, João Vaccari Neto solicitou seu afastamento da Secretaria de Finanças e Planejamento do PT.

5 – O Partido dos Trabalhadores expressa sua solidariedade a João Vaccari Neto e sua família, confiando que a verdade prevalecerá no final.

Rui Falcão
Presidente Nacional do PT"

FONTE da complementação: portal "Vermelho"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/262337-1).

Nenhum comentário: