sábado, 4 de abril de 2015

REFORMA POLÍTICA NÃO RESOLVE CORRUPÇÃO (diz Wanderley Guilherme dos Santos)




Reforma política não resolve corrupção, diz Wanderley Guilherme dos Santos

Do "Jornal GGN"

"Wanderley Guilherme dos Santos, o intelectual que antecipou o golpe militar de 1964, rompeu o silêncio que fazia há alguns meses e defendeu, em entrevista publicada pelo "Valor" [jornal tucano de propriedade dos grupos tucanos "Folha" e "Globo"]  na segunda-feira (30), que a esquerda brasileira está perdendo a capacidade de cooptar novos simpatizantes na massa situada ao centro do pensamento político.

Para ele, desde o fim do governo Lula, o PT, que é o maior partido do segmento à esquerda, está errando nos diagnósticos e resoluções das crises que eclodiram com mais força desde junho de 2013. O principal erro atual é considerar que as manifestações antiDilma do dia 15 de março são oriundas apenas de classes abastadas.

Para Wanderley Guilherme dos Santos, outros erro do PT é a pregação de que apenas uma reforma política resolveria os problemas de corrupção na esfera pública. O intelectual acredita que roubo aos cofres públicos é roubo do mesmo jeito, e não adianta políticos envolvidos em esquemas criminosos empurrar para o sistema eleitoral a culpa.

O GGN reproduz a entrevista abaixo:

A esquerda perdeu a capacidade de liderar

Por Maria Cristina Fernandes, do "Valor"

"O mais original teórico da paralisia decisória que levou ao golpe de 1964, Wanderley Guilherme dos Santos não tem dúvidas de que o país vive um grave crise política pela corrosão do que chama de 'poder causal' das instituições. Credita essa erosão à perda da capacidade da esquerda de capitanear o centro e diz que a crise só será superada pelas lideranças políticas: "É a hora da virtude".

Na semana passada, ao receber o "Valor" em seu apartamento em Ipanema, repleto de telas do mais velho de seus três filhos, Juliano, Wanderley Guilherme rompeu um silêncio a que se impôs desde o início do 'petrolão'. Um dos intelectuais que mais se expuseram na defesa da tese do mensalão como caixa 2, desta vez Wanderley Guilherme não tem dúvidas. Com a serenidade de quem se aproxima dos 80 anos, é taxativo: "O banquete de escândalos servidos diariamente à direita não justifica a solidariedade em relação a bandidos".

O autor do premonitório "Quem dará o golpe no Brasil?" (1962) diz que mudanças podem acontecer se o PT se cansar de sangrar e exigir mudanças na política econômica e no governo.

A seguir, a entrevista:

Valor: A esquerda tem criticado o caráter elitista das manifestações. Essa crítica não ignora a capacidade de a classe média que sai às ruas galvanizar uma insatisfação que a extrapola?

Wanderley Guilherme dos Santos: As manifestações do dia 15 são resultado de circunstâncias contemporâneas e desaguadouro de condicionantes que vêm se acumulando. Divirjo profundamente da opinião majoritária da esquerda. Está equivocada no diagnóstico, na interpretação do passado recente e nas suas propostas. A começar pelo fato anedótico de reclamar da direita por estar ela se comportando como direita sem procurar entender o que a levou a uma mobilização como em décadas não havia. Supondo que tenham sido apenas manifestações de direita - e não o foram - o que me importa é que a direita está liderando o centro.

Valor: Isso não acontece desde quando?

Wanderley Guilherme: Com sucesso, isso não acontece desde 1964. Depois da ditadura, a direita ficou isolada do centro e, por isso, não conseguia colocar ninguém na rua. O movimento 'Cansei', por exemplo, foi patético. Agora não. É preciso reconhecer que as convocatórias da direita têm tido muito mais sucesso do que as da esquerda.

Valor: Por que a esquerda perdeu essa capacidade mobilizar?

Wanderley Guillherme: A partir da eleição de Lula, a esquerda vem cometendo dois sérios erros, de diagnóstico e perspectiva. Um deles foi a bandeira da reforma política, o outro é a visão sobre o PMDB. Assim que foi aprovada a Constituição de 1988, os conservadores começaram a combatê-la com a bandeira do parlamentarismo e voto distrital. Por trás do trabalho de desmoralização, havia não apenas a concepção de regresso dos conservadores, como também o preconceito contra a política e a má qualidade da representação. Veio daí o discurso da reforma como se os códigos eleitorais filtrassem caráter. Esse sentimento antipolítico que desde sempre é da classe média conservadora foi absorvido pelo PT no seu nascedouro.

Valor: E no que a adesão do PT à bandeira da reforma política levou esse povo todo para a rua?

Wanderley Guilherme: Essa concepção de que há alguma coisa errada na política que tem que ser resolvida por uma reforma foi alardeada pelo PT sobretudo depois da ação penal 470. Como escapismo. Incorreu no erro ao cubo de defender uma assembleia constituinte exclusiva. De onde é que eles imaginam que viriam os eleitores e os candidatos dessa constituinte? Vão buscar eleitores na Suécia e constituintes na Islândia? Essa bandeira acabou entrando na cultura política do país. De tal modo que, tanto nas passeatas do dia 13, quanto naquelas do dia 15, todos se diziam favoráveis a uma reforma política sem fazer ideia do que significa. Isso intoxicou a opinião do público educado com a ideia falaciosa e ilusionista de que os problemas existentes no país são consequência automática das instituições políticas. Isso é falso e fraudulento. Leva as pessoas a não terem mais respeito nem se sentirem mais responsáveis pelas estruturas existentes.

Valor: O PT foi engolido pelo seu próprio discurso?

Wanderley Guilherme: Sim, foi engolido pelo discurso conservador, dada sua origem comprometida com a ideologia da classe média ascendente. Não quero ser reducionista, mas o fato de ter surgido dentro de uma ditadura, quando a política era um mal, contribuiu para o PT ter uma concepção absolutamente virgem, angelical e juvenil de quem nunca fez política na vida.

Valor: É nesse sentido que o PT e o PSDB viraram as duas metades de uma mesma laranja?

Wanderley Guilherme: Talvez. O PSDB, como a UDN, faz política porque não tem outro jeito. O que não quer dizer que as lideranças sejam autoritárias, mas a base de sustentação eleitoral do conservadorismo topa o autoritarismo numa boa. Pode enjoar, sobretudo se sofrer, mas topa. Isso contribuiu para um ruptura da respeitabilidade entre a opinião pública de todos os matizes e as instituições. O PT colaborou insistentemente para isso. Chegamos ao ponto em que, depois de todo esse desgaste, o poder causal das instituições está erodindo. O grau de indeterminação está muito elevado. Não se sabe mais se as instituições vão produzir o que se espera delas.

Valor: E o sr. acredita que foi a expectativa gerada em torno da reforma política que gerou isso?

Wanderley Guilherme: São expectativas que fazem com que qualquer coisa que aconteça seja insuficiente. Não se sabe como o Congresso vai se comportar daqui para frente. O poder causal da medida provisória, por exemplo, não está funcionando. Não acredito que quem organiza essa esterilização do Executivo a partir do Legislativo tem condições de fazer com que a instituição funcione com poder causal.

Valor: Mas no Judiciário esse poder causal não está funcionando?

Wanderley Guilherme: No Judiciário também não se sabe muito bem o que vai acontecer. Não dá para julgar o comportamento que os ministros terão a partir de como se comportaram no passado. Eles mudam de opinião. As instituições são preditivas. Mas nem isso está acontecendo.

Valor: Por que todos os partidos aderem de maneira tão inequívoca ao discurso da reforma política?

Wanderley Guilherme: Por que assim eles se safam. 'O problema não sou eu é a lei eleitoral' é um discurso ótimo para a elite política. É inominável do ponto de vista do amadurecimento político de um povo que uma liderança faça essa propaganda sistemática. Eles, no fundo, sabem que não é isso. Não é por causa do sistema eleitoral que os deputados do PT [PP, PSDB etc] até agora indiciados receberam propina de empreiteiras benevolentes que os queriam premiar com facilidades para a campanha. As empreiteiras não roubaram para fazer benesses. Corromperam a classe política para roubar. O que é muito diferente.

Valor: O sr. disse que o PT também se equivocou em relação ao PMDB, mas o partido não tem sido um entrave?

Wanderley Guilherme: O PMDB foi, mais uma vez, na esteira desse preconceito antipolítico, apontado como o mal do parlamento, por fisiológico e clientelista. Essa antipatia foi absorvida pelo PT ao ponto de convidar o PMDB na vice e montar uma estratégia para sua liquidação. O Executivo está recebendo o que plantou tanto na reforma política, que está sendo liderada pelo PMDB, quanto no resto. Que seja bonito ou feio esse centro é o que temos. E o que você tem que fazer é liderar o PMDB e domesticá-lo para que o partido se comporte de acordo com sua pauta de valores e não aliená-lo e colocá-lo no campo oposto. O PT não aguenta o rojão nem é tão puro assim. Como também não o são seus aliados PP e PR. Aliás, o governo continua cheio de bandidos como todo mundo sabe.

Valor: Essa fixação no PMDB oculta a falência do PT em lidar com a corrupção?

Wanderley: Do PT e da sociedade. Os problemas burocráticos que há no país se resolvem com despachantes. O despachante é o Fernando Baiano da classe média. É ele quem é o intermediário dos ilícitos e dos bodes colocados pela burocracia. A população não vê isso como corrupção. A passeata de 15 de março era de profissionais liberais, médicos, advogados, dentistas, desenhistas, eletricistas. Todos sonegadores. Não difere da corrupção da empreiteira. É parte de uma cultura política atrasada, da qual ninguém está livre.

Valor: Mas não há uma diferença de escala?

Wanderley Guilherme: Essas relações espúrias foram ficando mais complexas. Na Primeira República, o ilícito era interferir para nomear o juiz de paz, a professora e o delegado. Depois, veio o empreguismo e a política da caixa d'água. Com o Plano de Metas de JK, abriu-se possibilidade para um tipo de ilícito de muito maior porte nas obras públicas. Não tenho a menor dúvida de que muitas obras custaram mais do que deviam. As oportunidades aumentaram consideravelmente. E isso continuou com as obras faraônicas da ditadura e teve um impulso nos últimos 12 anos com desenvolvimento puxado por grandes obras de todo tipo, hidrelétricas, pré-sal.

Valor: Dito assim, a corrupção não parece inevitável?

Wanderley Guilherme: Não estou dizendo que esse é um problema do capitalismo, mas da escassez. Há tribos que roubam mulheres. Na União Soviética, as estudantes universitárias se prostituíam por um jeans. Onde há um bem escasso, há problemas de comportamento fora das normas vigentes. Não estou dizendo que seja inevitável, tem que prevenir e punir.

Valor: Mas não é isso que o Judiciário está demonstrando?

Wanderley Guilherme: Sem o Ministério Público, o que aconteceu na Petrobras não teria como ser descoberto. O que eu reclamo dos procuradores é que eles existem desde a Constituição de 1988 com plenos poderes, mas foram negligentes antes de o PT chegar ao poder.

Valor: O procurador-geral que não era escolhido entre os mais votados influenciou nisso?

Wanderley Guilherme: Era o período do [Geraldo] Brindeiro, que engavetava tudo [do PSDB/FHC], mas eles têm autonomia. Não foi o [Rodrigo] Janot quem fez a Lava-Jato, foram os procuradores com um juiz. Janot só soube depois. Deixaram o problema se avolumar. O procurador é o vigia desse negócio, e não o sistema eleitoral.

Valor: Não foi uma sociedade mais vigilante que produziu esse MP mais ativo?

Wanderley Guillherme: 
Acho que temos sido, na verdade, lenientes. Se você ficar um mês numa repartição você sabe onde tem problema. Qualquer chefe de seção da Petrobras sabia da corrupção. É impossível não saber, mas é preciso não transformar isso na epistemologia do crime. Saber não implica cumplicidade. O problema não é saber ou não saber. O problema é o fato. A cultura política brasileira é muito a favor da delação e despreza o delator. Ninguém faz nada pela absoluta inconsequência da denúncia.

Valor: É aí que tem uma insuficiência institucional, na proteção de quem delata?

Wanderley Guilherme: Veja que isso não tem nada a ver com o sistema eleitoral. As ouvidorias ainda são muito fajutas. Nos Estados Unidos, o governo chega até a pagar a quem denuncia certos crimes. Não protegemos os bons funcionários dos ladrões. Todo o sistema produtivo, do privado ao estatal, tem problemas. Agora não tenho dúvidas de que, quando começou o problema da Petrobras, o Executivo tinha que ter ampliado a investigação para todo o governo.

Valor: Mas isso não comprometeria o projeto de poder do PT?

Wanderley Guilherme: Não sei, mas o partido não seria o sócio disso que está acontecendo. Não tem obra pública no Brasil que não esteja contaminada. Não sei quem são os Pedro Barusco e Paulo Roberto Costa de outras instituições, mas não tenho dúvida de que existem. Ficaria felicíssimo se descobrissem. O banquete de escândalos servidos diariamente à direita não justifica solidariedade ou hesitação da esquerda em relação a bandidos.

Valor: Sem mudar a cultura das corporações uma reforma do financiamento de campanha, por exemplo, vira letra morta?

Wanderley Guilherme: As pessoas esquecem que toda legislação positiva indica, subliminarmente, os meios de transgredi-la. A questão está na prevenção e punição, que, por sua vez, também indicarão subliminarmente os meios. Ou seja, independentemente do valor abstrato das leis, a vigilância e repressão de ilícitos devem recair sobre seus operadores. Agora tem um problema aí que é o marketing eleitoral. Não dá mais para aceitar uma campanha sem teto de gastos.

Valor: Um teto implica também em mudança de formato...

Wanderley Guilherme: Não precisa fazer show. Esses marqueteiros não sabem nada de politica. É um absurdo que integrem o conselho político da Presidência. João Santana fez uma campanha cara e ruim que quase derrotou Dilma. Coisa de mau gosto, mórbida, com aquelas pessoas no caminhão se vendo no passado. Dilma ganhou por diferença muito pequena em grande parte pela militância que se assustou com a chance de derrota e foi às ruas.

Valor: O sr. aponta uma falta de liderança na esquerda para reverter esse rumo tomado pelo governo. Lula não é mais uma liderança?

Wanderley Guilherme: Não como era. Ele entrou nesse desgaste geral. Em parte por culpa dele, que fica falando o tempo todo que a política não vale nada. O que não quer dizer que tudo esteja perdido, mas ele perdeu muito. Isso tem que ficar claro. Suas convocatórias já não são atendidas como antes. Permitiu que o centro passasse a ser liderado pela direita. A esquerda está sem liderança. Não se pode deixar de reconhecer a surpresa que foi o início de governo. Uma completa mudança do que foi dito até o último comício. Foi um choque.

Valor: Foi esse choque que liquidou a capacidade de a esquerda liderar?

Wanderley Guilherme: Sem dúvida. Acho que a presidente não tem mais liderança. Houve uma ruptura muito grande entre a base social da esquerda e sua liderança. Ruptura essa que tenho dúvidas de que consiga recuperar. Não adianta o que a presidente faça que a direita não vai ficar quieta. Gostou do jogo, como se diz no futebol.

Valor: O jogo não é derrubá-la?

Wanderley Guilherme: Só se algo de extraordinário acontecer. Sem o PMDB, não se derruba ninguém. O partido é a fiança do não-impeachment.

Valor: Com uma esquerda acéfala seu ciclo caminha para o fim?

Wanderley Guilherme: Não sei. Essas lideranças atuais acredito que sim. O que não significa que não haja perspectiva à esquerda. O PT pode cansar de sangrar e exigir mudanças na política econômica e no governo. Pode apelar ao instinto de sobrevivência, mas vai depender da luta interna. Se o partido se consumir nela, que é irrelevante, não terá condições de reagir.

Valor: O sr. classificou o mensalão de julgamento de exceção, depois dele não haveria outro igual. O petrolão não é um desdobramento?

Wanderley Guilherme: O mensalão, de fato, foi caixa 2 com muito desvios. Na Petrobras o que houve foi roubo com formação de cartel, aditivo e licitação manipulada. Para isso, eles têm que comprar político. O caixa 2 não é compra de político. Lá houve condenações sem prova e teses absurdas como a do domínio do fato ou a do [Carlos] Ayres Brito que o réu tem que provar que não sabia. Agora, não precisa mais violentar a lei.

Valor: O que pode vir de um país em que o único poder com causalidade é o Judiciário?

Wanderley Guilherme: Espero que o sistema se recomponha a partir do Executivo, colocando criminoso para fora do governo. Isso não compromete as instituições. Por outro lado, não vejo a oposição ir além da batucada. O governo está executando o programa deles. O que é o PSDB hoje? Um túnel no fim da luz.

Valor: Se o PSDB não tem capacidade de canalizar insatisfações como a do dia 15, quem o fará?

Wanderley Guilherme: É hora de aparecer um oportunista.

Valor: Joaquim Barbosa?

Wanderley Guilherme: Pode ser. Um oportunista [como Barbosa, Collor, Jânio, Eduardo Cunha etc] capaz de galvanizar direita e esquerda. Acho que não é jogo para Marina. Esse negócio colocou todo mundo sub judice. É uma situação favorável ao aparecimento de oportunistas competitivos. Se serão capazes de levar essa insatisfação a algum lugar é outra questão, mas não tenho dúvidas de que 2018 não será só PT e PSDB.

Valor: A conjuntura é comparável àquela que se sucedeu à operação 'Mãos Limpas' na Itália que deu lugar a Silvio Berlusconi?

Wanderley Guilherme: Não conheço nem gosto de comparar. São as forças telúricas de nossa política que definem. Nosso problema é complicado porque a liderança da oposição é fraca. Os conservadores atuais são medíocres e agressivos no vocabulário. A esquerda também é, mas para quem precisa competir e mostrar a diferença tem que ter mais. As pessoas podem ter um papel causal que as instituições perderam. É o momento da virtude.

Valor: E o sr. distingue lideranças virtuosas nesse processo?

Wanderley Guilherme: Não, todos perdem capital aceleradamente."

FONTE: do jornal tucano "Valor" de propriedade dos grupos tucanos "Folha" e "Globo". Transcrito e comentado no "Jornal GGN"   (http://jornalggn.com.br/noticia/reforma-politica-nao-resolve-corrupcao-diz-wanderley-guilherme-dos-santos). [Trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

2 comentários:

CRF disse...

INFORMATIVO- MPMPL-27 / 4 /2015
VOTO DISTRITAL PARA ELEIÇÃO DE VEREADORES EM MUNICÍPIOS COM MAIS DE 200.000 MHABITANTES.
__________________________________________________________________________________________________________________________
A C omissão de Constituição e Justiça do Senado acaba se aprovar a PEC do Voto Distrital proposta pelo senador, José Serra(PMDB-SP) pela qual o eleitor residente em cidades com mais de 200 mil habitantes passará a votar de acordo com o seguinte sistema , se a PEC for aprovada:
Cada cidade será dividida em Distritos em número igual ao de vagas na Câmara Municipal.Cada partido ou coligação poderá registrar um candidato por Distrito, SEM NENHUMA INTENÇÃO DE RACISMO OU DE GÊNERO.E cada distrito elegerá um vereador por maioria simples , ou seja 50% dos votos mais um, elegendo o candidato mais votado(voto majoritário).
Esperamos que essa PEC, como contribuição de uma proposta moralizadora de reforma política, seja aprovada, urgentemente, pela Câmara dos Deputados para ser aplicada nas eleições municipais de 2016.
__________________________________________________________________________________________________________________________
VANTAGENS DO VOTO DISTRITAL:(PARABÉNS AO SENADOR, JOSÉ SERRA)
01)- Aproxima os representantes dos representados;02)-permite que a campanha eleitoral seja mais econômica e, portanto, mais democrática;03)-permite a renovação na Câmara de Vereadores, reduzindo a profissionalização de políticos incompetentes e carreiristas, como ocorre em muitos grandes municípios e em nossa Juiz de Fora.
__________________________________________________________________________________________________________________________
EXEMPLO DA APLICAÇÃO DO VOTO DISTRATAL EM JUIZDE FORA, COM MAIS DE 500 MIL HABITANTES:
SE APROVADO O VOTO DISTRITAL ,JUIZ DE FORA SERÁ DIVIDIDA EM 19 DISTRITOS E O ELEITOR DE VÁRIOS PARTIDOS ELEGERÁ 19 NOVOS VEREADORES ESCOLHIDOS, DEMOCRATICAMENTE , O QUE NÃO TEM OCORRIDO NO ATUAL SISTEMA DE VOTAÇÃO.
.CONTINUA NO PRÓXIMO BOLETIM INFORMATIVO....
JOSÉ LOPES FILHO- CIDADÃO COM 98 ANOS DE IDADE, FUNDADOR DO MPMPL- JUIZ DE FORA - MG
ENTRE EM NOSSO SITE:www.mpmpl.org -clique no painel e leia as últimas notícias sobre reforma

Unknown disse...

Ao CRF,
O poder econômico internacional e nacional agradece ao seu renomado submisso senador tucano José Serra por mais essa inteligente manobra sutil para os megarrentistas do 1º Mundo dominarem mais ainda o poder político no Brasil. Como sempre apregoou o PSDB, "no mundo moderno", essas mudanças antinacionais (sempre muito bem disfarçadas e embelezadas, que enganam facilmente os trouxas) são essenciais "para o avanço", para alcançar o poder absoluto do capital no Brasil e no mundo. Tenho certeza que essa PEC, se fosse para o STF, o Ministro Gilmar Mendes pediria vistas e a aprovaria em um segundo, dispensando o poder de veto da sua conveniente gaveta.
Maria Tereza