quarta-feira, 8 de abril de 2015

OPERAÇÂO "CASTELO DE AREIA", QUE PEGOU TUCANOS GORDOS, PODERÁ SER DESENGAVETADA




Deputado quer ressuscitar a "Castelo de Areia"

E o Imbassahy, hein ? Tão furioso … Esses tucanos … 

Do portal "Conversa Afiada"

O "Conversa Afiada" reproduz o release que recebeu:

"O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) deu entrada na terça-feira (7) a três requerimentos na CPI da Petrobrás - os requerimentos 604, 605 e 606 – que buscam aprofundar as investigações da "Operação Castelo de Areia", realizada pela Polícia Federal em 2009 e que teve como foco a ação de empreiteiras em esquema de cartel, corrupção e pagamento de propinas a agentes públicos, políticos e partidos.

O foco da PF na "Castelo de Areia" foi a construtora Camargo Corrêa, também envolvida na "Lava Jato", que investiga esquema similar de corrupção na Petrobras.

Os requerimentos solicitam a cópia de documentos e de convocação de envolvidos.

O ex-diretor Paulo Roberto Costa e executivos de empreiteiras disseram em delação que havia esquema idêntico ao da Petrobras em outras obras pelo país. O Metrô de São Paulo e o de Salvador são casos que devem ser investigados para entendermos como esse esquema se estruturou.

É indispensável compreender em que sentido operou o cartel historicamente: se transpôs para dentro da Petrobras um esquema que já funcionava em outras obras; ou o contrário, se o “Clube das Empreiteiras” se estabeleceu dentro da Petrobras e, então, começou a combinar preços e a pagar propinas em contratos fora da estatal, com prefeituras, estados e União”, destaca o deputado.

Na semana passada, o presidente da Camargo Correa, Dalton Avancini, disse em delação ter pago propina na obra da Ferrovia Norte-Sul.

O próprio Avancini já foi preso em 2010 por fraudes em contratos com a empresa de abastecimento de água de São Paulo, a SABESP.

Ele era o responsável da Camargo Correa no consórcio que fraudou o metrô de São Paulo, no esquema que ficou conhecido como "propinoduto tucano" – ou “trensalão” – e envolve contratos que somam R$ 40 bilhões.

Além de cobrar a aprovação da convocação de Avancini – já há requerimentos com esse objeto em tramitação na CPI – Solla requereu a oitiva dos ex-diretores da "Camargo Correa" Pietro Francesco Giavina Bianchi e Saulo Thadeu Vasconcelos.

Na casa de Bianchi, a PF apreendeu, durante a "Castelo de Areia", tabelas e planilhas com nomes de instituições, obras, partidos políticos e deputados, relacionados a valores respectivos em dólares e reais.

Com Bianchi também foi apreendido um contrato de gaveta que indicava a formação de cartel e consórcio oculto na obra do Metrô de Salvador, que envolveria as empresas Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Constram e Alstom.

Já Saulo Thadeu Vasconcelos é o responsável pelo metrô de Salvador.

Ambos respondem processos na Justiça Federal por crime de evasão de divisas e crime contra o sistema financeiro.

Quanto ao "propinoduto tucano", o "trensalão", como se sabe, flagrou a alta cúpula do PSDB de São Paulo, que controla a donataria de São Paulo desde Franco Montoro.

(Não menosprezar, aí, a edificante colaboração do governador "Padim Pade Cerra", o "místico da Móoca" – ver no ABC do C Af)

(Sobre a sorveteria da filha dele, "Cerra', não perder a TV Afiadíssima!)

Com relação ao metrô de Salvador, destaca-se a ínclita figura de Antonio Imbassahy/PSDB, carlista de segunda hora e, hoje, um dos mais agressivos opositores ao Governo Dilma.

Tem a autoridade moral de um "Catão dos Pinhais" (no ABC do C Af), de um "Príncipe da Privataria", de um "Machão do Leblão", construtor de aeroportos.)

Provisoriamente, a "Castelo de Areia" foi sepultada no Supremo pelo sereno Ministro Barroso, que referendou a teoria da “maçã podre”, a que contamina o lote inteiro.

Muito interessante a teoria.

Para prender pedófilo e traficante, o disque-denúncia, a denúncia anônima, vale.

Para prender tucano gordo, não vale: é maçã podre...

Mesmo que outras provas o destemido Juiz Fausto De Sanctis tenha arrolado e que corroborassem o que constava da denúncia original.

Mas, a CPI da Petrobras terá a possibilidade de rever os critérios de plantio desse exclusivo pomar.


Em tempo: breve, o destemido Ministro Fux terá a possibilidade histórica de proferir sua relatoria no RE 680967, que legitimará a "Operação Satiagraha", outra prenhe de tucanos gordos."

FONTE: escrito por Paulo Henrique Amorim em seu portal "Conversa Afiada"   (http://www.conversaafiada.com.br/politica/2015/04/07/deputado-quer-ressuscitar-a-castelo-de-areia/).

Nenhum comentário: