terça-feira, 14 de abril de 2015

"FOLHA" (Janio): DELATOR DESMANCHA A LAVA JATO




Janio ("Folha"): delator desmancha a Lava Jato

Procurador admitiu que tudo não passa de um “grande 171″ ! 

Do portal "Conversa Afiada"

"De Janio de Feitas, com o título “Lavagem a seco”, na 'Fel-lha' (ver no ABC do C Af), sobre uma investigação que prefere “delações” a provas:
(…)

"Por meio de seu advogado, Paulo Roberto nega o sobrepreço de 3% cobrado pelas empreiteiras à Petrobras como verba para repasse a políticos. Assim está na denúncia feita pelo Ministério Público, em seu papel de promotoria.

A nova versão alega que os valores de obras propostos à Petrobras já incluíam o suficiente para a eventualidade de repasses, ficando como lucro se nada fosse repassado. Logo, pretende o argumento, o repasse era retirado de lucro, não se tratando de montante tomado da Petrobras para transferência a políticos, partidos e outros.

A versão é artificiosa, de pretenso esclarecimento. Mas o que provará qual das duas é a verdadeira, ou a menos inverdadeira, para julgamento dos réus? Procuradores dizem que uma delação confirma outra, e isso basta. Em termos, porque a delação que confirmou também está sujeita a reconsideração, confirmando a mais recente. E não há prova documental ou indício consistente, que dependeria de investigação propriamente dita. Os arquivos das empreiteiras são fartos.
(…)

O outro fator que favorece reconsiderações, na fase de processo e julgamento, do afirmado na delação vem da própria equipe de procuradores que conduz a Lava Jato. Menos ou mais explícitas, são coisas como o vanglorioso relato do procurador Carlos Fernando Lima, na "Folha" de 5.4.15, segundo o qual a Lava Jato valeu-se “de um grande 171″. Ou seja, do que o art. 171 do Código Penal descreve e condena como “obter vantagem” enganando “mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento”.

No relato do procurador, a Lava Jato tratou de “espalhar que já tinha gente na fila para colaborar (…) mas a gente ainda não tinha nada. Aí começaram a bater na nossa porta”. E espalhou usando os jornais e a TV para difundir o que não era verdadeiro – o que foi feito só por sensacionalismo aliado a intenções políticas, não com a consciência de serviço inescrupuloso.

O relato abre uma oportunidade, entre outras possíveis, para o questionamento dos advogados à legalidade do processo, por práticas, a exemplo do “grande 171″, cuja menção pareceu uma esnobada na validade do Código Penal ante o poder dos procuradores. Se para identificar pessoas foi assim, não surpreenderia dizerem que para fazê-las falar foi assim também. No mínimo. E nada provaria que não foi, se as práticas condenadas pelo 171 já estão admitidas.

A Lava Jato joga com a existência do prêmio à delação. As defesas vão jogar com a ausência de investigação.

E por que os Procuradores do 171, os delegados aecistas e o Juiz Moro de Guantánamo, que faz coisas que o Ministro Marco Aurelio nunca viu, por que eles preferem as delações às provas, amigos navegantes?

Porque os arquivos da empreiteiras são fartos, como diz o Janio.

Fartos de que, amigo navegante ?

Fartos de tucano gordo !

E, na delação “premiada”, isso não vem ao caso."

FONTE: escrito por Paulo Henrique Amorim em seu portal "Conversa Afiada"    (http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/04/12/janio-delator-desmancha-a-lava-jato/).

Nenhum comentário: