sábado, 4 de abril de 2015

Celso Amorim: OS AVANÇOS E DESAFIOS DA DIPLOMACIA BRASILEIRA




CELSO AMORIM: OS AVANÇOS E DESAFIOS DA DIPLOMACIA BRASILEIRA

Do "Jornal GGN"

"A importância do Brasil no cenário internacional está inegavelmente crescendo nos últimos anos. Isso passa pelos interesses dos Estados Unidos, que consideram útil ter uma nação amiga moderada para dialogar e resolver diferenças na América Latina, mas também temem perder a hegemonia na região.

Para o ex-ministro Celso Amorim, a diplomacia americana, ao mesmo tempo em que influencia, é influenciada pela brasileira.

Eu vejo que há uma compreensão cada vez maior do próprio presidente Obama. Eu até fiquei obamista. Só acho que ele errou nessa coisa da Venezuela agora. Primeiro Cuba, depois o Irã. Engajamento no lugar de confrontação, a política externa americana está ficando muito parecida com a brasileira”, disse.

O ex-ministro acredita que, por não ter uma postura radical, o Brasil conquista a confiança dos vizinhos.

Na conversa com Luis Nassif, ele lembrou um episódio em que o secretário de Estado americano, o general Colin Powell, compartilhou com um embaixador brasileiro o discurso de uma autoridade, antes de ele ser feito, para verificar o tipo de impacto que as palavras poderiam ter nos humores da região.

Para Celso Amorim, os Estados Unidos ganham ao abrir mão de parte de sua dominância.“Porque essas hegemonias sempre acabam trazendo comportamentos absurdos, e depois também vêm reações violentas”.





FONTE: do "Jornal GGN"   (http://jornalggn.com.br/noticia/os-estados-unidos-e-a-articulacao-brasileira-na-america-latina).

Nenhum comentário: