terça-feira, 10 de março de 2015

'PANELAÇO FOI ORQUESTRAÇÃO GOLPISTA'



Alberto Cantalice (esq.); José Américo (dir.)

'PANELAÇO FOI ORQUESTRAÇÃO GOLPISTA'

"Foi um movimento restrito que não se ampliou como queriam seus organizadores”, avalia José Américo (dir.), secretário de Comunicação do PT. “Existe uma orquestração com viés golpista que parte principalmente dos setores da burguesia e da classe média alta”, disse Alberto Cantalice (esq.), vice-presidente do partido. O protesto ocorreu em bairros nobres, durante pronunciamento da presidente Dilma Rousseff, em que ela defendeu o ajuste fiscal.

Do "Brasil 247"

O Partido dos Trabalhadores avalia o panelaço ocorrido durante o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff em que ela defendeu o ajuste fiscal, na noite de domingo (leia mais aqui), como uma "orquestração golpista" [amplamente convocada por meio das redes sociais e parcela da mídia]. É essa a análise que fazem o secretário de Comunicação José Américo e o vice-presidente Alberto Cantalice, em texto distribuído pelo partido. Confira abaixo:

"As manifestações que aconteceram em algumas cidades brasileiras durante pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff foram orquestradas para impedir o alcance da mensagem [da Presidente], mas fracassaram em seus objetivos. A avaliação é do secretário nacional de Comunicação do PT, José Américo Dias, e do vice-presidente e coordenador das redes sociais da legenda, Alberto Cantalice.

A comprovação do curto alcance do protesto veio pelas próprias redes. A hashtag#DilmadaMulher, em apoio à presidenta, tornou-se uma das mais usadas pelos internautas e entrou para o "trending topics" do Twitter, durante a fala da presidenta em cadeia nacional de rádio e tevê.

O chamado “panelaço”, realizado por moradores de bairros de classe média , como Águas Claras (DF), Morumbi [Higienópolis] e Vila Mariana, em São Paulo, e Ipanema, no Rio, foram mobilizados durante o final de semana por meio das redes sociais, conforme monitoramentos do PT.

Têm circulado clipes eletrônicos sofisticados 
[e dispendiososnas redes, o que indica a presença e o financiamento de partidos de oposição a essa mobilização”, afirma José Américo.

Mas foi um movimento restrito que não se ampliou como queriam seus organizadores”, completa.

O secretário avalia que, apesar da intensa convocação e dos altos investimentos na divulgação do protesto, a mobilização não repercutiu nas áreas populares e perdeu o alcance.

Para Cantalice, a movimentação via internet tem ligações com outras reações ao governo [como aquela que pedia a volta da ditadura militar, em que participou o pretenso vice do pretenso governo Aécio], oriundas de setores que pretendem um golpe contra a atual gestão.

Existe uma orquestração com viés golpista que parte principalmente dos setores da burguesia e da classe média alta”, define o vice-presidente.

Ele avalia que essas reações são semelhantes às que estimularam as chamada “Marchas da Família”, com o apoio da grande mídia, e se tornaram os baluartes do golpe que derrubou o presidente João Goulart.

Hoje, reciclados, investem em novas formas de atuação buscando galvanizar os setores populares”.

O protesto dos moradores de áreas nobres foi ironizado na internet. O perfil do Facebook “Sem Panelaço” publicou levantamento no qual mostra que a manifestação se restringiu a poucos bairros de regiões ricas da capital paulista.

No Twitter, o panelaço virou piada. “Minha amiga agora: Aqui no Nordeste, nenhum panelaço. Acho que é porque não tem mais panela vazia por aqui”, postou Camila Moreno em seu microblog.

Ajustes 

Durante pronunciamento em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, a presidenta Dilma defendeu o ajuste fiscal, que vem sendo implementado pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Ela atribuiu a necessidade de ajustes à persistência da crise internacional e aos efeitos da seca que afeta as regiões Nordeste e Sudeste, tranquilizou a população e negou que o País viva um crise nas “dimensões que dizem alguns”.


FONTE: da Redação da Agência PT de Notícias. Transcrito no portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/poder/172516/PT-'panela%C3%A7o-foi-orquestra%C3%A7%C3%A3o-golpista'.htm).

COMPLEMENTAÇÃO

Copacabana, Rio, registra um único paneleiro protestando contra Dilma.



"Em Copacabana, Rio de Janeiro, na hora do pronunciamento de Dilma na TV, na rua em que estávamos, densamente povoada, toda ocupada com prédios de cerca de 10 andares em todos os quarteirões e vários bares na rua, só deu para ouvir um único sujeito batendo panela.

Depois de vários minutos insistentes, sem ninguém que o acompanhasse, no meio do pronunciamento o sujeito desistiu de seu protesto solitário. Quase no fim do pronunciamento, só uma pessoa, que parece ser criança, gritou "Fora Dilma".

Também não havia ninguém buzinando.

Copacabana tem cerca de 150 mil habitantes, a maioria de classe média, tendo muitos moradores reacionários. Aécio teve a maioria dos votos no bairro na última eleição, mas Dilma venceu na cidade.


Segundo o "Fantástico" da TV Globo, no Rio de Janeiro houve mais paneleiros nos bairros Barra da Tijuca e Ipanema (onde mora Aécio), mas as próprias imagens mostraram que, se contar os apartamentos que estavam piscando as luzes (o sinal de protesto), só dava uns gatos pingados que, se contar, mal dá para encher o camarote do Itaú na Copa do Mundo."

FONTE da complementação: do blog "Os amigos do Presidente Lula"   (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2015/03/copacabana-registra-um-unico-paneleiro.html).[Trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: