sexta-feira, 13 de março de 2015

NORDESTE ("bovino retrógrado", segundo a "Globo") SUPERA SUDESTE NA PRODUÇÃO DE GRÃOS



Nordeste supera Sudeste na produção de grãos. Mas não eram uns ["bovinos",] indolentes?



[OBS deste blog 'democracia&polítuca': em outubro último, o comentarista e colunista Diogo Mainardi, da tucana "Globo", afirmou que a região é bastante "retrógrada" e "bovina", entre outros comentários depreciativos para os nascidos na região. Foi no programa "Manhattan Connection", da "Globo News". Agora, o nordeste devolve a ofensa na cara dos tucanos com luvas de pelica]. 

Por Fernando Brito

"Na previsão de safra anunciada terça-feira pelo IBGE, pela primeira vez na história, o Nordeste brasileiro vai ficar à frente da região Sudeste na produção de grãos.




A Bahia, que tem na região Oeste (vizinha ao Piauí e ao Maranhão, onde também há forte cultivo) e na cidade de Barreiras a sua “capital da soja” deixa para trás o Estado de São Paulo.

A seca influiu? Sim, mas também influi, e todo ano, nas lavouras nordestinas.

Mas o que houve mesmo foi um crescimento sensacional da produção nordestina.

Comparando à safra passada, enquanto o IBGE registava aumento de 0,4% na região Norte, de 5,1% na região Sudeste e de 7,0% na região Sul, no Nordeste esse crescimento alcançou 20,4% !

Foram 18,9 milhões de toneladas, contra 7,3 milhões de toneladas na safra 2001/2002, crescimento muito maior que a média nacional, na qual já foi imenso, com a dobra da safra.

O Nordeste tem aquela visão otimista, ele não sabe ainda se vai colher, mas ele está plantando”, diz o gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE, Mauro Andreazzi, à Agência Estado.

E é só o início, porque, com programas de irrigação, isso pode ser muito maior.

Para os que chamam os nordestinos de indolentes, atrasados, “bovinos” está aí uma boa razão para ruminarem as besteiras que dizem."


FONTE: escrito por Fernando Brito em seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/?p=25344). [Título e trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

2 comentários:

iurikorolev disse...

Esse cara além de ser gay é um grande fracassado.
E mora em um dos países mais medíocres da Europa.

Unknown disse...

Ao Iurikorolev,
Não me parece que ele seja gay. Porém fracassado é. Fracassou no seu intento de eleger Serra, Alckmin e Aécio.
Maria Tereza