sexta-feira, 6 de março de 2015

DEMANDA DE VOOS DOMÉSTICOS É A MAIOR EM DEZ ANOS



Crescimento foi de quase 10% no mês. Com isso, avanço no setor completa 16 meses seguidos de altas. Foto: Divulgação/Infraero

Demanda de voos domésticos alcança, em janeiro, o maior nível mensal em dez anos

Com informações da ANAC

"A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou um crescimento de 9,1% em janeiro de 2015, se comparado com o mesmo mês do ano passado, informou na terça-feira (3), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O cálculo é feito pela regra passageiro-quilômetro pago (RPK, na sigla em inglês).

No mesmo período, a oferta cresceu 4% (medida em assentos-quilômetros oferecidos ou ASK, na sigla em inglês). Com o resultado de janeiro de 2015, a demanda doméstica completou 16 meses consecutivos de crescimento, e alcançou o seu maior nível para um determinado mês nos últimos dez anos. Já a oferta doméstica apresentou alta pelo quinto mês consecutivo e também foi recorde para um mês nos últimos dez anos.

Entre as principais empresas aéreas brasileiras, Avianca e Gol destacaram-se com as maiores taxas de crescimento da demanda doméstica quando comparadas com o mesmo mês de 2014, da ordem de 20,6% e 12,0%, respectivamente. A Azul apresentou crescimento de 6,5% e a TAM de 5,2%.

A Gol e TAM lideraram o mercado doméstico em janeiro de 2015 com participação (em RPK) de 38,2% e de 36,8%, respectivamente. A TAM registrou queda de 3,6% em sua participação de mercado, enquanto a Gol apresentou aumento de 2,6% neste indicador.

A taxa de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) foi o maior já registrado para um mês nos últimos dez anos, da ordem de 84,5%. Com esse resultado mensal, o indicador registrou melhora de 4,9% em relação ao mesmo mês de 2014.

Recorde de passageiros

O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico em janeiro de 2015 atingiu 9,3 milhões, tendo sido o maior já registrado para um mês nos últimos 10 anos, com alta de 7,3% em relação a janeiro de 2014. O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico vem registrando variação positiva há 16 meses consecutivos, no comparativo com o mesmo mês do ano anterior.

A participação desses modais no transporte interestadual de passageiros de longa distância inverteu-se no período observado, já que, em 2004, o transporte rodoviário era responsável por 69,2% dos passageiros transportados e o modal aéreo por 30,8%. No período de janeiro a setembro de 2014, as empresas aéreas transportaram 62,6% dos passageiros neste mercado e as de transporte rodoviário 37,4%."

FONTE: Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/demanda-de-voos-domesticos-alcanca-em-janeiro-o-maior-nivel-mensal-em-dez-anos/).

Nenhum comentário: