segunda-feira, 23 de março de 2015

"DATAFOLHA": BRASILEIRO É CONTRA VENDER PETROBRAS




"DATAFOLHA": BRASILEIRO É CONTRA VENDER PETROBRAS

"Pesquisa realizada pelo instituto revela que 61% dos brasileiros condenam a eventual privatização da empresa, atingida pela Operação Lava Jato. A rejeição é maior entre os que se dizem simpatizantes do PT: 67% são contra; entre os que se dizem mais próximos do PSDB, 56% também condenam a privatização, mas 35% se dizem a favor. Lideranças do partido, como os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e José Serra (PSDB-SP), defendem ao menos [para começar] a revisão do modelo do pré-sal, com espaço para maior participação de empresas estrangeiras. Ainda não foi desta vez que uma campanha negativa contra a empresa abriu as portas para a desestatização.

Do "Brasil 247"


Ainda não foi desta vez que uma campanha negativa contra a Petrobras conseguiu convencer a população brasileira da eventual necessidade de se privatizar a empresa.

Pesquisa "Datafolha" [do grupo tucano "Folha"] publicada no domingo revela que 61% dos brasileiros são contra a desestatização da companhia. O levantamento revela que 24% são favoráveis, 5% se dizem indiferentes e 10% não souberam responder.

A rejeição é maior entre os que se dizem simpatizantes do PT: 67%. Entre os que são mais identificados com o PSDB, a maioria, com 56%, também é contra privatizar a empresa. Mas 35% são favoráveis.

No PSDB, algumas lideranças, como os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e José Serra (PSDB-SP), defendem [para começar] ao menos a revisão do modelo do pré-sal, com espaço para maior participação de empresas estrangeiras. Serra chegou até a apresentar um projeto para reduzir o tamanho da empresa, com a venda de ativos que ele considera desnecessários.

Criada pelo ex-presidente Getúlio Vargas, a Petrobras sempre foi objeto de intensa disputa entre nacionalistas e "liberais" [ou melhor, entreguistas]. Com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso/PSDB, que falava em "enterrar a era Vargas", tentou-se mudar o nome da empresa para a 'Petrobrax', para que ela ficasse mais atrativa ao capital externo. Lula, por sua vez, retomou um discurso nacionalista e repetiu gestos de Getúlio, ao mergulhar as mãos no óleo, após a descoberta do pré-sal.

Com a Lava Jato, a empresa vem sendo acusada de corrupção, mas isso ainda não foi suficiente para convencer corações e mentes sobre privatizar a empresa."

FONTE: do portal "Brasil 247"   (http://www.brasil247.com/pt/247/economia/174143/Datafolha-brasileiro-%C3%A9-contra-vender-Petrobras.htm). [Trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: