domingo, 1 de fevereiro de 2015

ESTADOS UNIDOS DESCARTAM DEVOLVER GUANTÂNAMO QUE INVADIRAM EM 1898

Ilha de Cuba (Guantânamo em vermelho)



Estados Unidos descartam devolver Guantânamo


"O governo dos Estados Unidos descartou que planejam devolver a Cuba o controle da base naval de Guantânamo, reconhecendo que a normalização das relações com Havana tomará mais tempo que o estabelecido para abrir as embaixadas.

Nesse sentido, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, afirmou que a prisão de Guantânamo deverá ser fechada, pois a base naval não é algo que o governo estadunidense queira devolver.

O território, que inclui tanto a base naval como o centro de detenção militar no estado, tem o controle dos Estados Unidos desde 1903. Em 2001, passou a ser usado para manter encarcerados supostos terroristas.

A devolução da base naval é reivindicação histórica de Cuba, antes mesmo da Revolução de 1959. A ilha foi fortemente ocupada por forças dos EUA em 1898, e, para retirar as tropas de ocupação, Cuba foi obrigada a tolerar a Base Militar em Guantânamo desde 1903, e pelo tempo que o governo dos EUA julgou necessário, contra a vontade da nação cubana.

O presidente de Cuba, Raúl Castro, disse na cúpula da "Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe" (CELAC), reunião que ocorreu a semana passada na Costa Rica, que "a restauração das relações diplomáticas é o início de um processo para a normalização das relações bilaterais, mas isso não é possível, desde que o bloqueio, e o território ilegalmente ocupado pela Base Naval de Guantánamo sejam devolvidos, além da não limitação das transmissões de rádio e de televisão, não há uma compensação justa para o nosso povo, para os danos humanos e econômicos que tem sofrido”.

FONTE: do "Cuba Debate". Transcrito no portal "Vermelho"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/258075-7).

Nenhum comentário: