quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

BRASIL INAUGURA ESTE ANO A 1ª FÁBRICA DE SEMICONDUTORES DO HEMISFÉRIO SUL




Primeira fábrica de semicondutores do hemisfério Sul será inaugurada em 2015 no Brasil

"O Brasil vai sediar a primeira fábrica de semicondutores do hemisfério Sul, a Unitec, que deve entrar em operação a partir do segundo semestre deste ano. A previsão é de que o empreendimento tenha custo total de R$ 1 bilhão, do qual R$ 207 milhões concedidos pela Finep, por meio do BNDES.

Segundo a Finep, a construção da Unitec, que vai fabricar o “chip do futuro”, transforma de maneira revolucionária o padrão industrial brasileiro. Os componentes produzidos por essa planta trarão característica de inovação muito forte para a indústria brasileira, com fortes investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

A planta está sendo erguida em uma área de 20.000m² de construção total e 5.000 m² de sala limpa, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Os primeiros produtos a serem vendidos no mercado devem ser cartões inteligentes para bancos, operadoras de telefonia e empresas de transporte público.

O diferencial competitivo, de acordo com Finep, deve ser o atendimento a nichos de mercado, produzindo circuitos integrados customizados e obtendo, consequentemente, margens maiores do que na produção em massa de semicondutores. Uma das parceiras do projeto é a IBM, líder mundial no segmento de semicondutores.

O empreendimento permitirá que o País ingresse no seleto grupo de países com alta tecnologia em semicondutores, com forte demanda nacional e internacional, suprindo a praticamente inexistente oferta de componentes locais . O projeto foi realizado graças à parceria entre o BNDES, a Corporación América, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), IBM (NYSE:IBM), Matec Investimentos e a Tecnologia Infinita WS-Intecs.

Empregos

A previsão é de que a Unitec gere 300 empregos diretos, na produção de 360 "wafers" por dia – lâminas de silício das quais são feitos os chips.

A mão de obra especializada no design de semicondutores no Brasil já existe, e muito se deve aos centros de design criados dentro do programa federal CI Brasil. Com apoio da Finep, a iniciativa ajudou a criar 21 centros de design em todo o País, com mais de 500 designers em atividade especializados em projetar chips."

FONTE: Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/primeira-fabrica-de-semicondutores-do-hemisferio-sul-sera-inaugurada-em-2015-no-brasil/).

4 comentários:

iurikorolev disse...

Grande noticia!
(se for verdade, hj não acredito mais em nada MT)
Abrs

Unknown disse...

Ao Iurikorolev,
Tudo caminha para que seja concretizado o empreendimento.
Esperemos!
Maria Tereza

iurikorolev disse...

Olha ai MT

No início de janeiro, os funcionários do Grupo Abril, que edita a asquerosa revista “Veja”, foram surpreendidos na chegada ao prédio da empresa, na capital paulista. O busto do fundador do império midiático, Victor Civita, havia sido retirado do hall de entrada. Em grave crise financeira, a empresa foi obrigada a devolver metade do espaço à Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, que é dona do edifício. Agora, eles recebem outra notícia preocupante. A Abril Educação, que era considerada a fonte de sustentação das revistas do grupo, acaba de ser vendida para o fundo de investimentos Tarpon. O clima nas redações é de suspense e temor. Antes desta negociação, a empresa já havia fechado vários títulos e transferido outros, num processo agonizante que já se estende há três anos. Agora, ninguém sabe qual será o futuro das publicações que restaram do Grupo Abril.

Unknown disse...

Ao Iurikorolev,
Para mim, a Veja é apenas instrumento de interesses israelenses, estadunidenses, do "mercado" e, em consequência, demotucanos e antinacionais. Quando rara e acidentalmente a leio, é com essa compreensão e desprezo. Creio que o Brasil ganharia com o fim da publicação. Contudo, ganharia pouco, pois as que restariam também estão afins com os mesmos citados interesses: Época, IstoÉ...
Maria Tereza