quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

40 PAÍSES PEDEM O FIM DO APARTHEID IMPOSTO POR ISRAEL AOS PALESTINOS


 
Soldados israelenses reprimem protesto de palestinos na cidade palestina de Kfar Kana em 8 novembro 2014. Foto: Daily Mail


Representantes de 40 países pedem fim da segregação na Palestina


"Autoridades judiciais, governamentais, ativistas políticos e sociais de 40 países exigiram, na segunda-feira (23), o fim do sistema de apartheid imposto por Israel nos territórios palestinos [invadidos à força e ocupados pelos israelenses] na Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

No segundo e último dia de debates do "Fórum Internacional para Justiça na Palestina", que acontece em Beirute, no Líbano, os participantes denunciaram a persistência de um "regime oficial e institucionalizado de dois sistemas legais separados sobre bases étnico-nacionais".

As críticas a Telavive sustentam-se na sistemática violação do direito internacional com a política de ampliação dos assentamentos no coração do território ocupado mediante a edificação de moradias para cidadãos israelenses, preferencialmente de religião judaica.

Tal prática, afirma um relatório apresentado no evento, tem conduzido à sistemática discriminação consentida por normas e leis que afetam cada aspecto da vida dos residentes palestinos na Cisjordânia.

Sob o direito internacional humanitário, a "potência ocupante" [sic] tem a autoridade de estabelecer "tribunais não militares e políticas adequadamente constituídas" para processar residentes dos territórios ocupados por "ofensas" que alterem a segurança e a ordem pública.

No entanto, desde o início da usurpação dos territórios árabes em 1967, mais especificamente Cisjordânia e Gaza, o regime sionista habilitou tribunais militares com jurisdição para julgar qualquer pessoa acusada de cometer "delitos ofensivos" para a segurança israelense.


"Terrorista" palestino cometendo 
"delito ofensivo" contra os blindados invasores da sua pátria
 
"As cortes militares israelenses podem processar qualquer pessoa, residente ou não nos territórios ocupados, mas quase sem exceção só levam os palestinos ao banco dos réus", ilustraram os ativistas.

"Além disso, um colono israelense preso pela polícia e acusado de um delito deve ser apresentado a um juiz dentro de 24 horas, enquanto um palestino detido pela mesma transgressão pode permanecer nessa condição e ser interrogado até oito dias, prorrogáveis até 90".

Juristas, entre eles o ex-promotor-geral estadunidense, Ramsey Clark, ministros, parlamentares e outras personalidades com influência política e social chamaram a estabelecer um Conselho Internacional Permanente para acompanhar as ações em defesa da Palestina.

Recordaram que o muro de 780 quilômetros erguido por Israel na Cisjordânia, sob o pretexto da segurança, se transformou em outra forma de segregação ou apartheid que levou à anexação de mais de 10% de terra cisjordaniana, privando agricultores palestinos de suas terras e recursos hídricos.

"O que muitos chamaram de "muralha da vergonha" deixou mais de 10 mil palestinos vivendo em comunidades presas entre o muro e a denominada Linha Verde e afeta diretamente mais de 680 mil pessoas, o equivalente a 30% da população da Cisjordânia", recordaram."

FONTE: do "Prensa Latina". Transcrito no portal "Vermelho"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/259384-9). [Título, imagem do google e sua legenda e trecho entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: