segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

A SÚBITA MUDANÇA DE JÔ SOARES





Jô e a "biografia impecável" de Dirceu 

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

"Deu a louca no Jô?

Nos últimos programas, ele tem dito coisas que não estão no roteiro do pessoal da "Globo".

A última delas foi uma defesa da “biografia impecável” de Dirceu perante um pelotão de velhas senhoras furiosas.

Não vejo Jô e, para ser sincero, não me interessa a razão pela qual ele tem saído do trilho da "Globo".

Mas vi um vídeo de pouco mais de um minuto em que ele falou de Dirceu.

O que mais me chamou a atenção ali foi uma frase de Jô simples, banal, ordinária – mas ignorada por supostos sábios do país.

Jô disse mais ou menos o seguinte: “O sujeito vê uma notícia num jornal e já sai fazendo julgamento.”

Como dizia Danusa, per-fei-to.

Lembro de um celebrado voto, no Mensalão, em que o magnífico juiz começava assim: “Não se passa um dia sem que a gente abra os jornais e encontre um escândalo.”

O juiz mostrou ser um mentecapto. Porque, sabemos todos, jornais mentem, jornais inventam escândalos, jornais fazem o diabo para liquidar seus inimigos.

Claro: não apenas jornais. Mas também revistas, rádios, telejornais.

Ou você lê com cuidado e senso de crítica a mídia ou você vira um revoltado online, ou um Lobão, e vai para Brasília lutar por coisas das quais não faz a mais remota ideia, como a emenda fiscal.

Não é de hoje esse comportamento da imprensa. Mas ele se exacerbou desde que o PT subiu ao poder. Aconteceu antes com Getúlio, na década de 50, e com Jango, nos anos 60.

Todo dia, sob Getúlio e Jango, você abria os jornais e encontrava escândalos. Lacerda consagrou a expressão “mar de lama”, contra Getúlio.

O tempo mostraria que grande parte da lama era inventada para sabotar governos com foco nos mais pobres.

Como por milagre, quando está no poder um amigo dos donos da mídia, a lama desaparece. O país parece que recebe um fabuloso banho de Omo.

Aquele juiz que usou os escândalos noticiados pelos jornais em seu voto no Mensalão ficaria satisfeito, em sua ingenuidade boçal, ao ver [na imprensa] que somos mais limpos eticamente que a Escandinávia.

Enquanto isso, a rapinagem grassaria sob sua toga monumental sem que ele tivesse ciência.

Felizmente, para a sociedade, surgiu a internet para colocar fim, na prática, ao monopólio das grandes empresas jornalísticas.

Nem Getúlio e nem Jango contaram com um contraponto ao massacre da imprensa. Visionário, Getúlio criou a "Última Hora", e a entregou ao grande Samuel Wainer, mas era um jornal numa multidão de outros dedicados a tirá-lo do poder.

Não sei, repito, o que está acontecendo com Jô. Cansaço de ficar ao lado de sabotadores como Jabor, Merval et caterva?

Insatisfação com a "Globo", que decidiu tirar sua plateia e pode suprimir também o sexteto?

Só Jô pode dar a resposta correta.

A mim, pouco importa.

O que quero sublinhar é seu acerto ao dizer, a seu jeito: amigos, tomem cuidado com o que leem [ouvem e veem] na imprensa."


FONTE: escrito por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo. Transcrito no "Blog do Miro" (http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/12/jo-e-biografia-impecavel-de-dirceu.html).

8 comentários:

iurikorolev disse...

Havia sim um mar de lama do Governo de Getúlio assim como esse Zé Dirceu traiu seu passado socialista (se é que tinha...) condenado penalmente com decisão transitada em julgado. E Estão descobrindo muita grana dele lá fora.

Unknown disse...

Ao Iurikorolev,
Gostaria que você indicasse as fontes confiáveis dessa interessante informação da "muita grana de Dirceu lá fora". Quanto ao "transitado e julgado" todos sabemos do heterodoxo tendencioso julgamento do STF, com critérios inusitados e específicos, não aplicáveis por ele mesmo aos demotucanos.
Creio que o "mar de lama" de Getúlio não passa de uma pocinha em comparação com o abafado, pútrido e impune mar de lama da privataria do PSDB/FHC.
Maria Tereza

iurikorolev disse...

MT, vc sabe que não tenho nada a priori contra o PT, mas não posso ignorar algumas coisas estranhas que acharam quando se investigou a propriedade do Hotel Sant Peter de BSB. E dizem que é a ponta do iceberg...
As fontes que tenho são pessoas altamente honestas, apoliticas e que conhecem bem as sujeiras de Brasilia, essa cloaca do Brasil.
Quanto ao julgamento, não achei nada de heterodoxo. Aliás nem posso, pois não sou o juiz natural da causa. Quem pode falar algo sobre a causa é seu juiz natural...
E quem recebeu as maiores penas foi gente de fora do Governo. Pra mim tinha que ser o contrário : quem deve pagar mais são os agentes públicos corruptos que trairam a confiança do povo.

Unknown disse...

Ao Iurikorolev,
Algumas observações sobre o seu comentário de 16/12.
A "prova confiável" que você agora apresentou sobre Dirceu "ter muita grana lá fora" lembrou-me muito as "provas cabais" utilizadas por Joaquim Barbosa e seus amigos para conseguir condenar na AP 470:"coisas estranhas", "dizem", "depreende-se", "fontes anônimas altamente honestas" etc...
O julgamento do "mensalão" foi considerado por juristas de renome nacional e internacional (por exemplo, Dalmo Dallari) como discutível, inconstitucional, arbitrário, anômalo, fora dos preceitos jurídicos até então em vigor, injusto, determinado pela imprensa da direita. Chamei-o de "heterodoxo" por gentileza, por eufemismo.
Obviamente, os inovadores preceitos usados na AP 470 foram logo depois enterrados pelo próprio STF e pela mídia, e não foram aplicados nos mensalões do PSDB e do DEM.
Maria Tereza

iurikorolev disse...

MT, às vezes tenho dúvida se vc sabe em que país está.
Que todo governante (a única exceção que conheço é o Getúlio Vargas) que assume o poder no Brasil aproveita essa posição para enriquecer.
Essas fontes que lhe falei incluem policiais federais.
Acho vc bem intencionada MT.
Mas para confirmar isso gostaria de ver vc defender em primeiro lugar os interesse desse sofrido povo brasileiro, não o de certos grupos duvidosos.
Para vc essa turma de Pasadena é uma mistura de Chico Xavier com Francisco de Assis.

Unknown disse...

Ao Iurikorolev,
Prefiro estar no país do brasileiro do povo. Não o do 1% e o da Casa Grande e de seus seguidores, imitadores e inocentes serviçais.
Se, para você,"defender em primeiro lugar os interesse desse sofrido povo brasileiro" significa defender o PSDB, o DEM, Aécio, FHC, Aloysio Nunes, Serra, Alckmim etc, pode esperar sentado. Daqui nada sairá. Os trágicos governos PSDB/FHC foram mais do que suficientes para entender o que significa para eles "povo brasileiro" e criar minha ojeriza.
Maria Tereza

iurikorolev disse...

Não MT, não sou tucano nem assemelhado.
Muito pelo contrário.
Se vc quer saber votei na Dilma.
Mas não se justifica um erro apontando erros de outras pessoas.
Pode ser da minha familia. Se for bandido eu não só não acoberto como aponto o dedo na cara dele.
Segundo sua visão está tudo OK, o PT teve conduta ilibada e tudo é mentira dessa imprensa malvada sem coração.
A imprensa boa é aquela que fecha os olhos para as irregularidades.
Por favor vai.

Unknown disse...

Ao Iurikorolev,
Acho interessante como você acusa sem nenhum fundamento. Com certeza, não aprendeu isso no ITA. Talvez esteja mal influenciado pelo julgamento da AP 470. Em que você se baseou para escrever isso? Repito sua acusação:
"Segundo sua visão está tudo OK, o PT teve conduta ilibada e tudo é mentira dessa imprensa malvada sem coração. A imprensa boa é aquela que fecha os olhos para as irregularidades".
Devolvo para você sua frase: "Por favor vai". (E não precisa voltar)
Maria Tereza