sábado, 6 de dezembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DE EXIGIR "CONTEÚDO LOCAL"




POLÍTICA INDUSTRIALA importância do conteúdo local 

Do "Jornal GGN"

"Quinta-feira (4), o coordenador executivo do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp), Paulo Sergio Rodrigues Alonso, deu uma palestra em Brasília e voltou a defender o fortalecimento da política de conteúdo local.

De acordo com ele, são inegáveis os benefícios trazidos pela indústria de petróleo e gás para as comunidades por meio dos Arranjos Produtivos Locais, que buscam desenvolver fornecedores numa mesma região para atender às necessidades de bens e serviços no entorno de grandes complexos industriais.

Essa política tem gerado emprego e renda para a população das áreas envolvidas, por meio de oportunidades não somente no setor de petróleo, mas em outras áreas correlatas, como serviços de alimentação, de ensino, de pequenos reparos de equipamentos, limpeza industrial, entre outras, desenvolvendo as comunidades no entorno dos estaleiros, das refinarias e das indústrias”, disse.

Ainda assim, Alonso entende que, para que essa política seja viável no longo prazo, é preciso incentivar e qualificar as empresas e profissionais para atender ao mercado externo. “As políticas de conteúdo local serão mais eficazes dependendo de como os países vão capitalizar as oportunidades para as comunidades locais com vistas à sustentabilidade da atividade econômica. A ideia é que as políticas de conteúdo local possam ser revistas no futuro à medida que as indústrias nacionais atinjam padrões internacionais de competitividade”.

FONTE: d
o "Jornal GGN"  (http://jornalggn.com.br/noticia/a-importancia-do-conteudo-local).

COMPLEMENTAÇÃO

Defendemos conteúdo local como base para o desenvolvimento sustentável das nações


Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras:

O coordenador executivo do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), Paulo Sergio Rodrigues Alonso, defendeu, na quinta-feira (4/12), em Brasília, o fortalecimento da política de conteúdo local como base do desenvolvimento sustentável das nações, inclusive do Brasil. A palestra foi realizada durante o Diálogo sobre o Setor Extrativo e o Desenvolvimento Sustentável: fortalecendo a cooperação público-privada no contexto da Agenda Pós-2015, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Ministério de Minas e Energia.

Os benefícios trazidos pela indústria de petróleo e gás para as comunidades, por meio dos Arranjos Produtivos Locais (APL), foi um dos destaques. O APL consiste num grupo de fornecedores que são desenvolvidos, numa mesma região geográfica, para atender às necessidades de bens e serviços no entorno de grandes complexos industriais. Segundo Alonso, essa política tem gerado emprego e renda para a população das áreas envolvidas, por meio de oportunidades não somente no setor de petróleo, mas em outras áreas correlatas de bens e serviços que se beneficiam do contexto de APL.

A economia brasileira é composta, em maioria, por micro, pequenas e médias empresas que conseguem, por meio do Prominp, oportunidades de suprimento para diversos ramos da atividade industrial. A partir disso, surgem chances para empresas de serviços de alimentação, de ensino, de pequenos reparos de equipamentos, limpeza industrial, entre outras, desenvolvendo as comunidades no entorno dos estaleiros, das refinarias e das indústrias”, exemplifica.

A sustentação dessa política em longo prazo também foi tema do debate, principalmente no sentido de incentivar e qualificar empresas e profissionais para atender ao mercado externo. “As políticas de conteúdo local serão mais eficazes dependendo de como os países vão capitalizar as oportunidades para as comunidades locais com vistas à sustentabilidade da atividade econômica. A ideia é que as políticas de conteúdo local possam ser revistas no futuro à medida que as indústrias nacionais atinjam padrões internacionais de competitividade”, salienta Alonso.

Na última quarta-feira (3/12), o gerente executivo de nossa área de Responsabilidade Social, Armando Tripodi, participou do painel de abertura que abordou a cooperação público-privada no contexto da Agenda Pós-2015.

O Diálogo sobre o Setor Extrativo e o Desenvolvimento Sustentável: fortalecendo a cooperação público-privado no contexto da Agenda Pós-2015 aconteceu até sexta-feira e contou com participantes das indústrias de petróleo, gás e mineração; associações de representações de indústrias; representantes de governos; da Organização das Nações Unidas (ONU); de instituições financeiras; organismos internacionais; universidades e instituições de direitos humanos; e da sociedade civil.

Durante o evento, foram debatidos temas como o crescimento local, a geração de empregos, a preservação do meio-ambiente, a promoção de desenvolvimento social, os direitos humanos e a inclusão. Ao final das atividades, os participantes dos três setores – público, privado e sociedade civil – deverão formar uma rede para troca de informações e monitoramento dos compromissos firmados durante o encontro.

O evento conta com nosso patrocínio e tem o objetivo de melhorar a compreensão de como o setor extrativo pode contribuir para a realização das principais prioridades do desenvolvimento, articuladas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Petrobras e PNUD

Atuamos em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para implantar o projeto Movimento ODM Brasil 2015 – Desenvolvimento de capacidades, de justiça econômica sustentável e promoção de boas práticas para o alcance dos Objetivos do Milênio no Brasil.

O patrocínio ao evento Diálogo sobre o Setor Extrativo e o Desenvolvimento Sustentável está alinhado à nossa política de Responsabilidade Social, que prevê a promoção dos direitos humanos e da cidadania, com respeito à diversidade humana e cultural, não permitindo a discriminação, o trabalho degradante, o trabalho infantil e escravo e contribuindo para a redução das desigualdades sociais."


FONTE da complementação: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras    (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/defendemos-conteudo-local-como-base-para-o-desenvolvimento-sustentavel-das-nacoes.htm).

Nenhum comentário: