quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A CORRUPÇÃO NA HISTÓRIA DO BRASIL





AS VEIAS ABERTAS NO NOSSO PAÍS: A CORRUPÇÃO NA HISTÓRIA...

Por Gelio Fregapani, coronel 
reformado do Exército [trechos entre colchetes e sigla do partido de FHC acrescentados por este blog 'democracia&política']

"Certamente, houve anteriormente corrupção na administração federal. Mas, no tempo antigo, tal como pequenas esfoladuras, sangravam mas não chegavam a comprometer a saúde. 


Certamente, a corrupção tomou vulto na construção de Brasília e terá sangrado a economia, mas compensou. Os sangramentos foram consequência da necessidade. Sem a corrupção, semioficializada, certamente não teria acontecido a construção da Capital, que criou condições para a ocupação do Centro-Oeste, sendo a maior jogada geopolítica desde a Independência. Até onde se sabe, não foi para o Governo, nem para os partidos.

Com certeza, a corrupção diminuiu durante o Governo Militar. A modéstia das posses dos generais-presidentes o comprova. Se houve então alguma corrupção terá sido nos baixos escalões da administração e passou despercebida da rigorosa justiça da época. Mas, a partir da "redemocratização" romperam-se as veias. 


A corrupção do Sarney, ainda em caráter regional, prossegue sem grandes abalos. 

Na era Collor, ficou conhecida a "República das Alagoas" que resultou no impeachment, mas pouco se sabe de quanto poderia ter recebido para criar a área ianomâmi. Quem pagaria? O Cartel Internacional do Ouro, ou seja a oligarquia financeira internacional. À corrupção, somou-se a traição à Pátria.

Passada a era Collor, a corrupção e a traição expandiram-se exponencialmente. 

Nada antes [e depois] se comparou às  privatizações (desnacionalizações) do PSDB/FHC. A hemorragia atingiu as principais artérias da economia e, entre as 58 empresas vendidas (em grande parte ao estrangeiro), avultam a Vale do Rio Doce, as telefônicas, as siderúrgicas, os bancos estaduais, muitas hidrelétricas, linhas de transmissão, distribuidoras etc, vendidas em média por 10% de seu valor. Talvez as mais maléficas atuações de FHC e seu preposto Reichstul possam ter sido os leilões do petróleo e a tentativa de venda da Petrobras.

Disse o governo [demotucano] de então que [com as privatizações (desnacionalizações)] arrecadou 85,2 bilhões. O valor justo passaria de um trilhão, mas mesmo assim não teria valido a pena, pois as remessas de lucros e a falsa compra de tecnologia passaram a representar sangramento permanente [da economia brasileira]. Quanto FHC e seus asseclas [do PSDB. DEM e PPS] teriam amealhado para trair a própria Pátria? É difícil saber. Imagine o leitor!

A indignação popular (hoje quase esquecida) foi tão grande que propiciou a eleição de um indivíduo [então rotulado pela mídia tucana como] "despreparado, inculto, reconhecidamente inepto" e, para muitos, representando "uma ameaça comunista". Apesar [do preconceito de] inépcia, o Lula [mostrou-se inteligentíssimo, nacionalista e com grande reconhecimento internacional], evitou a continuidade das desnacionalizações, mas [como todo governo de coalizão no âmbito federal e estadual, de qualquer partido], loteou os cargos entre seus vorazes partidários, multiplicou os ferimentos, esses ainda significativos, que quase se eclipsam diante da [gigantesca] hemorragia iniciada pelo PSDB/FHC e não [totalmente] controlada nos governos Lula e Dilma.

Agora, no final do primeiro governo Dilma, aparecem [mais as] providências para diminuir a hemorragia. Diminuir, não estancar. Pois para estancar seria necessário retomar o que foi desnacionalizado [pelo PSDB/FHC]. Contudo, graças à boa atuação da Polícia Federal, [que foi grandemente ampliada e capacitada nos governos Lula e Dilma, e não foi inibida de agir, nem a Justiça (PGR) engavetou os processos],  alguns ferimentos serão tratados e, quem sabe, alguns dos corruptos punidos.

Como seria de esperar, a politicalha toda [da oposição] tenta se aproveitar de tais eventos. O Governo, afirmando que sua administração foi a única que permitiu a devassa, e a oposição [e a mídia direitista querendo incutir] que os corruptos apanhados são em maioria gente do próprio Governo [pelo menos, os nomes, citados na delação do processo secreto, até agora vazados apenas para a Veja e o JN].

Apesar de tudo, fica uma mensagem de esperança: Nem FHC/Reichstul nem Lula/Gabrielli nem toda a quadrilha que loteou a Petrobrás [desde os tempos PSDB/FHC, conforme afirmam os delatores da Lava-Jato] conseguiu destruir a nossa Petrobras!!! A produção de petróleo no Brasil atingiu recorde em outubro com 2,126 milhões de barris por dia. Outubro foi o nono mês consecutivo de crescimento da produção no país, conforme comunicado oficial.

O maior roubo da História

Revistas, políticos, judiciário, pessoas comuns, até jornais do exterior dizem que mensalão e Petrolão foram "os maiores roubos da nossa Historia"... Sem diminuir a importância dessa ladroagem, devemos nos lembrar da venda da CVRD [Vale].  Avaliada no CONSENSO DE WASHINGTON DE 1982 (FHC presente), por Rockefeller e Jorge Soros, de que o seu valor seria algo em torno de 5,5 TRILHÔES DE DÓLARES. Pois bem, a CVRD, foi privatizada 15 anos depois, por PSDB/FHC, por [ínfimos] 3,3 bilhões de dólares [1667 vezes menos!!!], compreendendo 7.500 áreas de mineração com as maiores jazidas do mundo, 03 ferrovias, 03 portos de grande calado, 30, navios da Docenave e mais outros menores. Seus funcionários comentam que ainda havia muito dinheiro em caixa e que o pagamento [relativamente ridículo] seria pago com o lucro de [somente] seis meses. Que a Vale, estatal, não dava tanto lucro (por conta dos programas de assistência social que executava) e que o preço justo em 1987 seria algo em torno de 7 a 8 trilhões de dólares [então, FHC/PSDB teria vendido (doado) a Vale por um valor 2424 vezes menor!!! Generosidade tucana, altruísmo com o dinheiro público ou corrupção?].

Contudo não podemos nos iludir [pela cínica e intensa propaganda da mídia de oposição, querendo nos fazer] pensar "que não havia corrupção" [nos governos demotucanos]. Havia sim, e muita, mas a da venda [da Vale, sem contar a "venda" das demais 57 empresas desnacionalizadas] caberia no livro dos recordes [como top mundial de corrupção]..."

FONTE: escrito por Gelio Augusto Barbosa Fregapani, coronel do Exército, reformado. Publicado no site "Patria Latina" (http://www.patrialatina.com.br/editorias.php?idprog=d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e&cod=14729) 

[Trechos entre colchetes e sigla do partido de FHC acrescentados por este blog 'democracia&política']

Nenhum comentário: