sábado, 29 de novembro de 2014

INVESTIDOR ESTRANGEIRO SEGUE APOSTANDO NO BRASIL




INVESTIDOR ESTRANGEIRO NÃO DÁ "BOLA" PARA CRISE E SEGUE APOSTANDO FIRME NO BRASIL



Por MAURO SANTAYANNA

"A Cepal informa que o investimento estrangeiro caiu em média 28% no continente, com destaque para o México. Enquanto isso, cresceu no Brasil

Enquanto aqui dentro, refém da síndrome da "crise" e do "fim do Brasil", muita gente está com medo de fazer negócios ou adiando investimentos, os estrangeiros, menos afeitos à imprensa local e aos comentários nos portais da internet, continuam apostando firme na segunda economia das Américas e sétima maior do mundo.

A Comissão Econômica para a América Latina, informa que, até setembro, o IED - Investimento Estrangeiro Direto, caiu em cerca de 28%, em média, no continente, com destaque negativo para o México (- 18%), tido como o "queridinho" dos mercados. Enquanto isso, ainda segundo a CEPAL, o Brasil foi o único país em que cresceu o Investimento Estrangeiro Direto - acima de 8% - que deverá se manter em um patamar superior aos 60 bilhões de dólares até dezembro, sem queda expressiva com relação aos últimos anos.

Segundo informa o "Valor Econômico", as estatísticas do Banco Central mostram que os investidores nacionais e estrangeiros reagiram de forma bem distinta quanto a um segundo mandato para Dilma Roussef.

Se o investidor local, no período eleitoral e pós eleitoral, tirou dinheiro do país, os estrangeiros - certamente motivados pelo fato de o Brasil ter voltado a ter superávit primário no mês passado, ainda ter reservas acima de 375 bilhões de dólares, com uma dívida líquida pública de apenas 33% do PIB, e por recomendações de compra de ações como as da Petrobras, feita pelo Deutsche Bank, há alguns dias - apresentaram forte aporte em IED e na compra de títulos públicos e ações, com ingresso conjunto, no país, de mais de 11 bilhões de dólares em outubro.

Mais informações: http://noticiasbancarias.com/economia-y-finanzas/03/11/2014/la-inversion-extranjera-en-america-latina-disminuye-un-23/73236.html#comment-1309  e  http://www.streetinsider.com/Analyst+Comments/Deutsche+Bank+Starts+Petrobras+(PBR)+at+Buy/10030402.html


FONTE: escrito por Mauro Santayanna, jornalista, ocupou cargos de destaque nos principais órgãos de imprensa brasileiros    (http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/161993/Investidor-estrangeiro-n%C3%A3o-d%C3%A1-bola-para-crise-e-segue-apostando-firme-no-Brasil.htm).

Nenhum comentário: