quarta-feira, 19 de novembro de 2014

CARTEL DE EMPREITEIRAS OPERA DESDE FHC/PSDB




MP AFIRMA: CARTEL DE EMPREITEIRAS OPERA DESDE A PETROBRAX

"Ao pedir o bloqueio dos recursos das empreiteiras atingidas pela Operação Lava Jato, os procuradores do Ministério Público afirmaram que o cartel das construtoras frauda licitações na Petrobras há pelo menos 15 anos, ou seja, desde o tempo em que ela era comandada por Henri Philippe Reichstul, indicado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso/PSDB para o cargo. Reichstul se notabilizou por tentar mudar o nome da estatal para Petrobrax e por trocar ativos com a espanhola Repsol, numa transação que vem sendo questionada na Justiça por prejuízos bilionários. Essa notícia foi escondida na mídia tradicional, para você não ler. Aqui em "247" você leu.

Do "Brasil 247"


Se você não leu esta informação antes, não se sinta culpado. Ela foi mesmo escondida pela imprensa brasileira de forma deliberada. No "O Estado de S. Paulo", que foi o primeiro veículo de comunicação a defender o impeachment da presidente Dilma e a pregar o golpe (leia aqui), ela está publicada, na terça-feira, numa tripa de pé de página.

Mas é extremamente relevante. De acordo com os promotores envolvidos na Operação Lava Jato, o esquema criminoso liderado pelas maiores empreiteiras do País operava há pelo menos 15 anos. Ou seja: no mínimo, desde 1999, quando o Brasil era presidido por Fernando Henrique Cardoso/PSDB e a Petrobras comandada por Henri Philippe Reichstul.

Muito embora não seja possível dimensionar o valor total do dano é possível afirmar que o esquema criminoso atuava há pelo menos 15 anos na Petrobrás, pelo que a medida proposta (sequestro patrimonial das empresas) ora intentada não se mostra excessiva”, sustentou o Ministério Público Federal, ao requerer o bloqueio dos ativos das construtoras – pedido este que foi negado pelo juiz Sergio Moro. O magistrado permitiu apenas sequestro de bens dos executivos.


Quinze anos atrás, Reichstul se notabilizou pela tentativa de mudar o nome da Petrobras para Petrobrax. Seria uma forma de começar a prepará-la para uma eventual privatização [certamente para petroleira estrangeira]. Diante da resistência, a mudança na marca foi arquivada. Outra polêmica da era Reichstul foi a troca de ativos com a espanhola Repsol no apagar das luzes do governo FHC/PSDB – em análise pela Justiça, o caso já chegou aos tribunais superiores com estimativas de prejuízos bilionários para a Petrobras.

Leia, aqui, o relatório do Ministério Público em que se afirma que o cartel das empreiteiras já atuava desde os tempos da Petrobrax.

Aqui, notícia do "247", publicada em março, sobre o assunto."


FONTE: do "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/economia/160830/MP-cartel-de-empreiteiras-opera-desde-a-Petrobrax.htm)

Nenhum comentário: