quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A "JET WASH OPERATION" (Operação Lava Jato) DOS EUA




A “Jet Wash Operation” dos EUA: a corrupção que não se publica aqui

Por Fernando Brito

"Outro dia, em sua coluna, Merval Pereira ["Globo"] sugeria, como remédio para a corrupção, a abertura do mercado brasileiro (que já é aberto, claro) para as empreiteiras norte-americanas [Seria simples opinião isenta da "Globo/Merval" ou "sugestão encomendada por essas empreiteiras?].

E segunda-feira, o Globo deu manchete para um comentário que, apesar de genérico, foi apresentado como uma ameaça de punição à Petrobras feita pela procuradora-geral assistente do Departamento de Justiça dos EUA, Leslie Caldwell, durante uma apresentação na semana passada.

Abstraindo-se o fato de que a Petrobras, como qualquer companhia que negocie ações na Bolsa de Nova York, está sujeita aos controles financeiros daquele país, é curioso ficar sabendo que a entrevista da procuradora norte-americana é sobre a corrupção praticada pelas empresas dos EUA em outros países, como ficamos sabendo pela reportagem do correspondente da revista "Carta Capital" nos Estados Unidos, Eduardo Graça. [ver neste blog 'democracia&política', a postagem de segunda-feira intitulada
"ESCÂNDALO DE CORRUPÇÃO NAS FORÇAS ARMADAS DOS EUA" em http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2014/11/escandalo-de-corrupcao-nas-forcas.html].

Mais especificamente, sobre os US$ 31 bilhões desviados dos cofres públicos que estão sendo investigados em 237 processos de fraude e malversação praticados em conluio com o “complexo industrial-militar”, desde negócios na Guerra do Iraque, boa parte com empreiteiras contratadas para serviços de engenharia, até maracutaias na manutenção dos helicópteros que transportam Barack Obama.

Evidente que não há justificativa para roubar dinheiro público, seja em reais ou em dólares.

Mas é bom vermos, para que se evite a hipocrisia e o “complexo de vira-latas” que corrupção é própria (e imprópria) de qualquer sistema de contratos públicos, em toda a parte do mundo.

O que não é possível é que, aqui, fiquem impunes, exceto quando turbinados por razões [político-partidárias].

Ou você lembra de algum que tenha dado condenação, afora o chamado “mensalão”?


FONTE: escrito por Fernando Brito em seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/?p=23276). [Trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política']. 

Nenhum comentário: