sexta-feira, 31 de outubro de 2014

LULA DEFINE A VEJA: É "PANFLETO TUCANO"





"Em vídeo divulgado pelo Instituto Lula, o ex-presidente petista sugere que a revista Veja não pode ser considerada, seriamente, uma revista de informação, apesar de se vender assim no mercado. Para Lula, a publicação pode ser entendida como um "panfleto" da campanha eleitoral de Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República.

A dois dias do segundo turno presidencial, Veja cravou em uma de suas capas mais polêmicas da história que "tanto Lula quanto a presidente Dilma Rousseff (PT) sabiam de tudo no caso Petrobras" [sic]. O texto foi escrito com base em um suposto depoimento do doleiro Alberto Youssef dado às autoridades no âmbito da delação premiada. O Tribunal Superior Eleitoral considerou a publicação uma peça publicitária em favor de Aécio, e concedeu à Dilma o direito de resposta.

Lula: “Se você olhar a Veja como um panfleto do Aécio, você sofre menos”

Da CartaCapital

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em vídeo divulgado pelo Instituto Lula que a última capa da revista Veja foi um instrumento para a campanha do então candidato à Presidência Aécio Neves "trabalhar na imprensa escrita e na imprensa televisada" e "talvez o melhor panfleto da campanha de Aécio".

A capa, que foi antecipada pela revista para chegar às bancas antes das eleições do domingo 26, foi considerada a última "bala de prata" da oposição para reverter o cenário que apontava para a reeleição de Dilma Rousseff. "Se você olhar a Veja como uma revista de informação, você fica muito nervoso pela quantidade de mentiras. Agora, se você olhar a Veja como um panfleto da campanha do Aécio, você sofre menos", afirmou Lula.

Dilma Rousseff se posicionou no horário eleitoral no mesmo dia da veiculação da revista, sexta-feira 24, afirmando que processaria a publicação. Na noite de sábado 25, o ministro Admar Gonzaga, do TSE, concedeu o direito de resposta à candidata do PT por considerar que a publicação não teve "qualquer cautela” e transmitiu a acusação de “forma ofensiva” e em “tom de certeza”.

No vídeo, Lula ainda afirma que não lê a revista há muito anos. "Eu não levo a revista a sério", disse. "Ela odeia o PT, odeia os governos do PT e nós, ao invés de ficarmos nervosos e irritados, devemos ver que a Veja é uma revista de oposição ao governo."


FONTE: postado no "Jornal GGN" com base em reportagem da revista "CartaCapital"  (http://jornalggn.com.br/noticia/lula-veja-foi-o-melhor-panfleto-da-campanha-de-aecio).

Um comentário:

Unknown disse...

Não é simples assim, meu querido e estimado Lula, um país precisa de ter meios de comunicação onde se debata os problemas relevantes nacionais ....