sexta-feira, 17 de outubro de 2014

AÉCIO PREJUDICADO EM SP: SEU ELEITOR VAI FALTAR PARA CARREGAR ÁGUA




Preparando desculpas e salsichas: Cantanhêde e os “burros”, Merval e o “feriadão”


Por Fernando Brito

"Nós somos, como disse ex-presidente Fernando Henrique Cardoso/PSDB, muito mal-informados, ao contrário das castas dominantes deste país, que têm acesso a coisas que, como disseram das salsichas, nós não engoliríamos.

Mas não somos muito mal-informados por sermos pobres apenas, como disse o "Príncipe" [sic]. Somos porque temos uma imprensa partidarizada, desigual, e que divulga e agrava os fatos que possam ser negativos a um lado e ameniza ou até omite os de sentido inverso.

Por isso, para revolta de muitos dos leitores deste blog, eu me dedico sempre a ler o que dizem os “ideólogos da mídia”, porque eles têm acesso ao que nós só encontramos depois de macerado e processado por nossas fábricas de salsichas midiáticas.

E o que leio mostra que essa turma já começa a preparar, como os institutos de pesquisa, suas “desculpas” para a “virada” (se é que algum dia esteve em outra posição) do quadro eleitoral.

E a coisa fica muito engraçada.

A D. Eliane Cantanhêde [da "Folha"], depois de passar em revista aos sinais de que Aécio está se desmilinguindo, é tomada do espírito de FHC e aposta na “burrice” do eleitor de Dilma, que não saberia digitar o número na urna:

"A favor de Aécio: o empate técnico o favorece, não só porque ele está numericamente à frente, mas porque a “quebra” de votos de Dilma tende a ser maior na hora do voto real. Uma coisa é dizer que vai votar em alguém, outra é acertar os botões, os números. O nível de escolaridade do eleitorado de Aécio é bem mais alto do que o de Dilma. Ela tem de passar à frente e ter gordura para queimar".

E Merval Pereira [da "Globo"] – ah, o Merval – já insinua que um “feriadão” no dia 28, dia do servidor público – pode influir no resultado das eleições:

"O raio pode cair mais uma vez no mesmo lugar. O segundo turno da eleição será realizado no próximo dia 26, um domingo, e na terça-feira dia 28 é dia do funcionário público. Não é feriado nacional, mas considerado ponto facultativo. Não seria de estranhar se os governos considerassem ponto facultativo também a segunda-feira, dia 27, como aconteceu na eleição para Prefeito no Rio em 2008, também realizada num domingo dia 26 de outubro. O governo estadual decretou ponto facultativo na segunda-feira, dia 27/10. Eduardo Paes ganhou com 50,83% dos votos contra 49,17% conferidos a Gabeira. Resta saber quem seria mais prejudicado por uma manobra dessas: Dilma, que tem o voto da maioria dos funcionários públicos, ou Aécio, cujo eleitor de renda mais elevada pode ficar tentado a curtir o feriadão".
(...)

Então, já que a coisa anda por aí, com esse nível de sofisticação analítica, eu lanço mais uma tese: capaz de o Aécio ser prejudicado no dia das eleições em São Paulo porque vai ter muito paulistano ocupado em carregar balde d´água!"


FONTE: escrito por Fernando Brito no seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/?p=22148).[Título acrescentado por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: