sexta-feira, 5 de setembro de 2014

PROJETO BRASIL-ÍNDIA DE AVIÃO DE ALERTA E CONTROLE



The AEW&C system is being built on a modified Embraer EMB-145I aircraft with two planes currently undergoing flight trials in India with the third and final one expected to arrive from Brazil in December.


Por Olga Ivashina

"A Índia desenvolveu o seu próprio sistema aéreo de alerta antecipado e controle (Airborne Early Warning & Control – AEW&C na sigla inglesa). Como plataforma voadora para o radar de produção indiana foi usado um avião brasileiro Embraer EMB-145I modificado. Até o final deste ano, a Força Aérea da Índia vai receber o primeiro desses aviões AEW&C. Dois “radares voadores” agora estão terminando testes de voo.

Os novos aviões serão uma boa adição aos existentes aviões de alerta e controle AWACS (Airborne Warning and Control System) da Força Aérea indiana baseados no avião russo Il-76, diz o colunista da "Revista Militar Independente", Vladimir Scherbakov:

De nome eles são iguais. Mas, em termos relativos, o Il-76 serve para reconhecimento de longo alcance, estratégico. E o modelo baseado no avião brasileiro atende melhor aos objetivos de inteligência tática. O pesado Il-76 tem sérias limitações de baseamento: por exemplo, ele precisa de uma pista de decolagem longa. Mas o avião brasileiro é menor e seus requisitos de comprimento de pista são mais modestos”.

Uma característica importante dos novos aviões AEW&C é que eles são um projeto conjunto indo-brasileiro. Os aviões AWACS em serviço da Força Aérea indiana são Il-76 russos equipados com radares israelenses EL/M-2075 Phalcon. Enquanto que na plataforma voadora Embraer está montada uma antena indiana de varredura eletrônica ativa (Active Electronic Scanning Antenna – AESA) e outras componentes importantes do sistema de detecção antecipada e controle.

Esse equipamento foi desenvolvido por cientistas do "Centro de Sistemas de Aviação" ("Centre for Airborne Systems" – CABS) da Organização indiana de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (Defence Research and Development Organisation).

O governo indiano dá grande atenção ao programa”, diz Vladimir Scherbakov. “Aqui, grande parte do trabalho em sistemas de rádio, que são justamente o próprio radar, bem como em outros sistemas, são efetuados por empresas indianas”. Isso permite dar trabalho à indústria nacional e aumentar o seu nível tecnológico.

Na opinião de peritos, os aviões AEW&C de produção conjunta da Índia e do Brasil têm boas perspectivas. Segundo o jornal indiano "New Indian Express", os produtores dos dois países já estão negociando a possibilidade de exportar suas máquinas para a América Latina."


FONTE: escrito por Olga Ivashina no site "DefesaNet"  (http://www.defesanet.com.br/embraer/noticia/16682/AEW&C---India-modificou-Embraer-EMB-145I-(E-99)-/).

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