sábado, 27 de setembro de 2014

O 1º SUPER TUCANO DA USAF




Apresentado o primeiro A-29 Super Tucano feito nos Estados Unidos

"Sierra Nevada e Embraer apresentam o primeiro A-29 Super Tucano feito nos Estados Unidos para o Programa de Apoio Aéreo Leve (LAS) da USAF

JACKSONVILLE - Flórida, EUA, 25 de setembro de 2014 – A Sierra Nevada Corporation (SNC) e a Embraer Defesa & Segurança apresentaram hoje o primeiro avião A-29 Super Tucano fabricado nos Estados Unidos a autoridades da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e do governo, a representantes da indústria e da comunidade local e à imprensa.

A aeronave, que também atua como treinador avançado, é a primeira de 20 que estão sendo entregues à USAF para seu programa de Apoio Aéreo Leve (LAS) para dar apoio à estabilidade do Afeganistão, à medida que o país assuma mais responsabilidade pela segurança com a redistribuição das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

O LAS é essencial para os objetivos dos Estados Unidos no Afeganistão e para a nossa segurança nacional. A SNC, como principal contratante, está orgulhosamente servindo ao nosso país por meio desta parceria estratégica com a Embraer, ao fornecer uma aeronave superior, treinamento excepcional e manutenção e suporte especializados para esse programa da Força Aérea dos Estados Unidos”, disse o CEO da Sierra Nevada Corporation, Fatih Ozmen. 

Estamos empenhados em continuar as entregas dessa importante capacitação para o Afeganistão, dentro do prazo e do orçamento, agora e no futuro, e assim garantir tanto a retirada bem-sucedida de tropas norte-americanas como a segurança e a estabilidade de toda a região”.

O Super Tucano é uma aeronave turboélice potente e robusta que é capaz de realizar uma ampla gama de missões e, após mais de dez anos em operação, o avião já confirmou ser uma solução de poderio aéreo com ótimo custo-benefício para nações no mundo inteiro”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Essas características, junto com o seu histórico de combate comprovado, o tornam altamente confiável e uma escolha apropriada para a missão LAS”.

A entrega desta primeira aeronave é um marco significativo para o programa A-29”, disse o General-Brigadeiro Eric Fick, da Força Aérea dos Estados Unidos. “Esta entrega representa o surgimento de uma capacitação importante para o Afeganistão e estamos muito satisfeitos que a Sierra Nevada Corporation e a Embraer tenham conseguido entregar a aeronave dentro do prazo, para o início do treinamento de instrutores na Base Aérea de Moody”.

A cidade de Jacksonville é um centro de excelência da aviação militar tradicional, com uma reputação que novamente assume um papel relevante com a apresentação da aeronave A-29 Super Tucano”, disse o deputado Ander Crenshaw, integrante da Subcomissão de Verbas de Defesa da Câmara dos Deputados Federais dos EUA. “Fabricado por uma equipe altamente qualificada e especializada, essa aeronave é peça vital para a segurança do Afeganistão e daquela região do mundo. Todos nós podemos nos orgulhar do trabalho por trás da montagem do Super Tucano – trabalho que sustenta a nossa segurança nacional e no mundo inteiro e ajuda a manter forte a nossa economia local e regional”.

No dia 27 de fevereiro de 2013, a USAF concedeu o contrato do programa LAS à SNC para fornecer 20 aeronaves A-29 Super Tucano da Embraer, bem como equipamentos para treinamento em solo, treinamento de pilotos e mecânicos e suporte logístico. As aeronaves serão utilizadas para desempenhar missões de apoio aéreo tático, reconhecimento e treinamento para as forças militares do Afeganistão.

Em março de 2013, a Embraer oficialmente inaugurou instalações com 3.716 metros quadrados na cidade de Jacksonville, na Flórida, para produzir as aeronaves do programa LAS e já contratou 72 funcionários. As instalações em Jacksonville realizam as etapas de pré-equipagem, montagem mecânica e estrutural, instalação e teste de sistemas e testes em voo das aeronaves A-29. Por meio do programa LAS, a Sierra Nevada e a Embraer ajudam a manter mais de 1.400 empregos em mais de 100 empresas nos Estados Unidos.

O Super Tucano é um turboélice de apoio aéreo tático e treinamento avançado utilizado atualmente por nove forças aéreas na África, Ásia-Pacífico e América Latina. Após mais de dez anos em operação, o Super Tucano já acumulou um excelente histórico de desempenho: mais de 230 mil horas de voo e 31 mil horas em combate. A Embraer já recebeu mais de 210 pedidos firmes e entregou mais de 170 exemplares da aeronave. Para mais informações, visite www.BuiltForTheMission.com.

Sobre a Sierra Nevada Corporation

A Sierra Nevada Corporation (SNC), com matriz na cidade de Sparks, no Estado de Nevada, é uma das empresas privadas dos Estados Unidos que cresce mais rápido e está entre as “10 Empresas Mais Inovadoras do Mundo no Espaço" (World’s Top 10 Most Innovative Companies in Space). Sob a liderança do CEO Fatih Ozmen e da Presidente Eren Ozmen, a SNC tem mais de 3 mil empregados trabalhando em 31 localidades em 17 estados.

As seis áreas de negócio da empresa são dedicadas a fornecer soluções de tecnologia de ponta para os clientes da SNC. Para mais informações sobre a SNC, visite www.sncorp.com e siga-nos no Facebook/Sierra Nevada Corporation. A Sierra Nevada Corporation e a SNC são marcas registradas da Sierra Nevada Corporation.

Sobre a Embraer S.A.

A Embraer S.A. é empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 130 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves e sistemas para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa e segurança. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Para mais informações, visite o site www.embraer.com.br.

FONTE: site "DefesaNet"  (http://www.defesanet.com.br/br_usa/noticia/16933/LAS---Apresentado-o-primeiro-A-29-Super-Tucano-feito-nos-Estados-Unidos-/).


COMPLEMENTAÇÃO

[Há duas semanas, em 12/09, o jornal "Valor" publicou a reportagem abaixo transcrita. Transcrevo, pois ela traz boas informações complementares à postagem acima, da "DefesaNet"]



SuperTucano "americano" começará a voar este mês

Por Virgínia Silveira, de São José Dos Campos

"A Embraer fará este mês a entrega do primeiro Super Tucano para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, da sigla em inglês). O avião foi produzido na fábrica que a companhia construiu em Jacksonville, na Florida.

O contrato envolve a aquisição de 20 aviões e está avaliado em US$ 427,5 milhões, mas pode atingir US$ 1 bilhão, com a compra de um total de 50 unidades. A negociação de um segundo lote, segundo o jornal "Valor" apurou, deverá ser iniciada após a entrega da primeira aeronave.

As 20 aeronaves serão usadas para fornecer apoio aéreo leve, reconhecimento e capacidade de treinamento aos militares do Afeganistão. A Embraer informou que a cerimônia de entrega será realizada na fábrica de Jacksonville, onde foram feitas as atividades de pré-equipagem, montagens mecânica e estrutural, instalação e teste de sistemas e testes em voo. A unidade, localizada no aeroporto de Jacksonville, conta com 50 funcionários.

A entrega da primeira aeronave para os Estados Unidos será um evento histórico para a Embraer, pois é a primeira vez que a empresa vende um produto militar para a área de defesa americana.

Também neste ano, a Embraer começa a fazer o pagamento de royalties para a Força Aérea Brasileira (FAB), sobre a exportação do Super Tucano. A FAB é a proprietária intelectual do projeto. O percentual de royalty para o Super Tucano é de 1% sobre a nota fiscal emitida pela empresa para terceiros. A aeronave custa entre US$ 10 milhões e US$ 15 milhões, dependendo da configuração e do tipo de armamento e de sensores que são incorporados.

A contratação da Embraer para o fornecimento dos aviões à USAF foi duramente contestada pela concorrente americana Beechcraft, que perdeu a licitação para a brasileira. A Beechcraft alegava que a escolha da Embraer encarecia o custo de aquisição das aeronaves pelas Forças Armadas e comprometia empregos, mas o Departamento de Defesa dos EUA revogou a contestação e manteve o contrato.

A Embraer argumentou que cerca de 86% do valor em dólar do Super Tucano vem de componentes fornecidos por companhias ou países qualificados sob a lei "Buy American Act", que exige conteúdo americano superior a 50% para os produtos comprados fora dos EUA.

O parque industrial envolvido com o projeto do Super Tucano nos EUA reúne mais de 100 fornecedores de serviços e de componentes em 21 Estados americanos, o que corresponde a uma cadeia de fornecedores de 1400 funcionários nos EUA. Os dados foram informados pela Embraer no site "BuiltForTheMission", com informações ao Super Tucano durante a concorrência LAS (Apoio Aéreo Leve), programa que selecionou a aeronave brasileira.

Com mais de 210 encomendas e um número superior a 170 aviões entregues, o Super Tucano está em operação em nove forças aéreas na América Latina, África e Sudeste Asiático. A aeronave executa missões de treinamento avançado, vigilância de fronteiras, ataque leve e contra-insurgência.

Com as instalações de Jacksonville, a Embraer reforça ainda mais a sua presença nos EUA e, especialmente na Flórida, onde emprega mais de 1200 pessoas. Nesta semana, inaugurou seu Centro de Engenharia e Tecnologia (CETE), em Melbourne, focado inicialmente em interiores de jatos executivos. A cidade também abriga uma unidade fabril de montagem final dos Phenom 100 e 300 e o Centro de Atendimento ao Cliente da Aviação Executiva."

FONTE: reportagem de 
Virgínia Silveira, de São José Dos Campos, para o jornal "Valor". Transcrito no portal da FAB  (http://www.fab.mil.br/notimp#n79691).

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