sexta-feira, 5 de setembro de 2014

JATINHO, CULPAS, IGREJAS - A COMÉDIA, A FARSA, A TRAGÉDIA




Por BOB FERNANDES, no Terra Magazine

Eleição: jatinho, culpas, igrejas, a Comédia, Farsa e a Tragédia

"Dramaturgo e poeta alemão, Bertolt Brecht recomendava "distanciamento crítico" para se perceber melhor o teatro, e a realidade. Vamos a esse exercício.
O PSB lançou nota sobre os obscuros negócios em torno do jatinho que caiu e matou Eduardo Campos. Diz o PSB ser "alheio às negociações".

Em resumo, a culpa seria do morto, cuja santificação política precedeu e secundou a assunção de Marina.

Aécio (PSDB) acusa: no capítulo de Direitos Humanos, o Plano de Governo de Marina plagiou trechos do Plano de Governo de Fernando Henrique. É fato. Quatro itens foram copiados na íntegra.

A campanha de Marina diz que as acusações são "maliciosas".

A culpa deve ter sido do mordomo. Ou do estagiário, como foi no caso dos erros e recuos anteriores [dela] no mesmo Plano.

Agripino Maia, aquele do DEM e coordenador-geral da campanha de Aécio, já vaza apoio da patota toda a Marina num segundo turno…

E isso é, seria, o "novo".

Já o programa de TV de Dilma (PT) sugere ser Marina uma espécie de Jânio Quadros, que renunciou, ou de um Collor, que caiu [por falta de apoio político no Congresso] em meio à [propalada] podridão do seu governo.

Jânio é citado nominalmente, mas Collor, não. Porque Collor hoje é aliado do governo Dilma.

Para enfrentar o furacão Marina, diz a "Folha de S. Paulo", o governo promete apoio a projeto na Câmara, desde 2009, que dá ainda mais benefícios, inclusive tributários, às igrejas evangélicas. A igreja católica sempre teve tais benefícios.

E tudo isso no chamado "Estado Laico"…

Se verdadeiro o fato do apoio ao tal projeto, desde a noite da sexta-feira, 29, para cá … 2 a 0 pros Malafaias.

O apresentador Raul Gil, aquele do tira ou não o chapéu, encontrou Levy Fidelix (PRTB) depois do debate no SBT. E disse ao candidato nanico:

-"Gostei da sua apresentação. Vou te contratar para ser animador de auditório no meu programa"…

Candidatos franco-atiradores seguem atirando. Atiram com a mesma franqueza que tiveram PSDB e PT em outros tempos, quando eram … franco-atiradores.

Como pregava Brecht… "distanciamento crítico"… Seja na Comédia, na Tragédia… ou na Farsa."





FONTE: escrito e apresentado por Bob Fernandes. Publicado no "Terra Magazine". O autor foi redator-chefe de CartaCapital. Trabalhou em IstoÉ (BSB e EUA) e Veja. Repórter da Folha de S.Paulo e JB, fez "São Paulo, Brasil" no GNT/TV Cultura. Comentarista da TVGazeta e Rádio Metrópole (BA). (http://terramagazine.terra.com.br/bobfernandes/blog/2014/09/04/eleicao-jatinho-culpas-igrejas-a-comedia-farsa-e-a-tragedia/).[Trechos entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: