sábado, 13 de setembro de 2014

DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA É O 2º MENOR EM 25 ANOS




Desmatamento na Amazônia é o segundo menor em 25 anos

"O desmatamento na Amazônia em 5.891 km2 é a segunda menor taxa registrada anualmente nos últimos 25 anos. O número foi confirmado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), por meio do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (PRODES), espécie de acompanhamento via satélite, e abrange o período de agosto de 2012 a julho de 2013.

Além disso, o cálculo das reduções de emissões de gás carbônico causadas pelo desmatamento foi de 516 milhões de toneladas. Com o resultado, o Brasil poderá receber até 2,5 bilhões de dólares por redução de emissões de desmatamento alcançados na Amazônia Legal, baseado em dados do Fundo Amazônia, que adota o valor de US$ 5,00 por tonelada de CO2 para captação de recursos de doações junto aos governos estrangeiros, empresas, instituições multilaterais, organizações não governamentais e pessoas físicas.

Os números confirmam, ainda, uma redução de 79% desde a criação do Plano de Ação para Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia Legal, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Casa Civil da Presidência da República, em 2004.

Redução da degradação

Em agosto o INPE divulgou relatório em que a degradação na Amazônia Legal atingiu, em 2013, o menor valor registrado desde o início da série histórica, em 2007.

'Área degradada' é aquela onde há deterioração florestal progressiva pela exploração predatória de madeira (com ou sem uso de fogo), mas ainda não removidas totalmente (corte raso), que neste caso é o 'desmatamento' propriamente dito."

FONTE: Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/desmatamento-na-amazonia-e-o-segundo-menor-em-25-anos/).

Nenhum comentário: