sábado, 13 de setembro de 2014

BRASIL JÁ É O 2º DO MUNDO EM EXPANSÃO DA ENERGIA EÓLICA




Brasil chega a 2º lugar no mundo em expansão de energia eólica

Do "Jornal GGN"


"O Brasil passa a ocupar a segunda posição em expansão de energia eólica do mundo. Perderá somente para a China e ultrapassa a Alemanha, que em 2013 ficou na frente do Brasil com mais 3,2 GW. O feito se dá com a expansão prevista de 6 gigawatts (GW) de capacidade instalada de energia eólica em 2015.

Já em 2014, o Brasil adiciona mais de 2 GW, elevando o total de capacidade instalada para 5 GW, com cerca de 200 parques eólicos em operação. No quesito potencial de geração de energia eólica, o país ocupava a 15ª posição em 2013 e deverá alcançar a 10ª ainda este ano. Em 2015, a previsão é que alcance o 7º lugar no ranking mundial.

O potencial do Brasil tem atraído investidores de outros países, como Espanha, Bélgica, Portual e Itália, o que contribui para reduzir o custo da energia eólica. O próximo leilão de energia eólica, em 28 de novembro, já tem 708 projetos inscritos, totalizando mais 700 megawatts na matriz energética brasileira.

O vencedor ganha um contrato de 20 anos. É um contrato de longo prazo, por isso o sucesso”, afirma Maurício Tolmasquim, presidente da EPE.

O setor eólico representava 2% da capacidade instalada no Brasil no final de 2012 e, até 2023, pode-se chegar a 11% de sua participação. O PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) prevê investimentos na expansão de parques eólicos no país, principalmente no Nordeste e Sul.

Para que essa energia possa ser distribuída pelos centros consumidores é necessária a instalação de linhas de transmissão. O governo tem antecipado os leilões dessas linhas, para que não falte caminhos de distribuição quando os parques eólicos ficarem prontos. “Já planejamos e licitamos linhas para escoar a energia a ser produzida. Estamos licitando agora para entrar em operação em 2018”, informa Tolmasquim. Os estados que estão nessa lista de investimentos são Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas Sergipe, Bahia e Rio Grande do Sul."


FONTE: do "Jornal GGN", com informações do site do PAC  (http://jornalggn.com.br/noticia/brasil-chega-a-2%C2%BA-lugar-em-expansao-de-energia-eolica).

COMPLEMENTAÇÃO

Geração de energia eólica cresce 154% na comparação com julho de 2013

UEE de Icaraí, no Ceará (maio de 2014)

"As fontes de energia renováveis registraram nova expansão dentro da matriz energética nacional. No mês de julho, as usinas eólicas responderam pela geração de 2,75% do total gerado no Sistema Interligado Nacional (SIN): 1.594 MW médios. O crescimento é de 154% em relação a julho do ano passado.

Além das eólicas, tiveram destaque no mês as térmicas a óleo e bicombustíveis, que geraram 2.601 MW médios, representando 368,8% de acréscimo na variação anual (entre julho de 2013 e julho de 2014). Se comparada com junho, a produção dessas usinas apresentou alta de 13% .

Os dados constam do Boletim de Operação das Usinas, publicação mensal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) que apresenta os principais resultados de capacidade, garantia física e produção das usinas elétricas do País.

Investimentos

De acordo com declarações recentes do presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeolica), Elbia Melo, o setor de energia eólica vai investir cerca de R$ 15 bilhões em 2014 e a perspectiva é manter esse patamar de investimentos nos próximos anos, incluindo a participação nos leilões de energia promovidos pelo governo.

Em dez anos, a energia eólica deve corresponder a 11% da matriz energética brasileira, segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim.

FONTE da complementação: Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Publicado no portal "Vermelho"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/249377-2).

Nenhum comentário: