sexta-feira, 5 de setembro de 2014

A FORTE E RÁPIDA EXPANSÃO DA INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA


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Promef completa dez anos e conta com 14 embarcações em construção


"O Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro completa uma década este ano a todo vapor. Atualmente, o PROMEF conta com 14 navios em diferentes fases de construção, cinco deles no estágio de acabamento. Três comboios hidroviários, que serão utilizados para o transporte de etanol pela hidrovia Tietê-Paraná e fazem parte do "Promef Hidrovias", estão em fase de testes.

O número de projetos encomendados e o volume de investimentos dão a dimensão do programa para a indústria naval brasileira. Até 2020, está prevista a entrega de 49 navios e 20 comboios hidroviários (cada um composto por um empurrador e quatro barcaças), com investimento de R$ 11,2 bilhões. O programa já possibilitou a construção de sete petroleiros, todos em operação. O primeiro a ser entregue foi o navio de produtos (embarcação utilizada para o transporte de derivados claros de petróleo, como gasolina, diesel e querosene de aviação) "Celso Furtado", em novembro de 2011.

Desde então, outros seis foram lançados ao mar: três suezmax (embarcação com capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo e que tem calado de 17 metros, permitindo a passagem pelo Canal de Suez, que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho) - "Dragão do Mar" (abril/2014), "Zumbi dos Palmares" (maio/2013) e "João Cândido" (maio/2012) - , e os navios de produtos "José Alencar" (janeiro/2014), "Rômulo Almeida" (janeiro/2013) e "Sérgio Buarque de Holanda" (julho/2012).

Atualmente, a carteira de encomendas de petroleiros do Brasil é a terceira maior do mundo, enquanto a de navios em geral é a quarta do planeta. Com os sete navios em operação, o Promef atingiu dois de seus objetivos: a construção de navios no Brasil e um conteúdo nacional de pelo menos 65%, quantitativo estipulado para a primeira fase do programa, garantindo geração de emprego e renda


O terceiro pilar do programa - atingir competitividade internacional - é o atual foco. Para isso, a Transpetro criou o "Sistema de Acompanhamento da Produção" (SAP), que tem como função avaliar os processos produtivos dos estaleiros e sugerir alternativas para melhoria da produtividade."

FONTE: blog "Fatos e Dados", da Petrobras  (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/programa-de-modernizacao-e-expansao-da-frota-completa-dez-anos-com-14-embarcacoes-em-construcao.htm).

COMPLEMENTAÇÃO

Vinte novas plataformas no pré-sal até 2018

Foto: Plataforma P-55 / Banco de Imagens Petrobras

Após o alcance da marca de mais de 500 mil barris por dia, o pré-sal ainda terá contribuição decisiva para as nossas metas de produção. Até o final de 2018, serão instaladas 20 novas plataformas nessa província. Desstas, 19 serão alocadas na Bacia de Santos e uma na Bacia de Campos. Ainda em 2014, mais duas novas unidades entrarão em operação: os FPSO "Cidade de Mangaratiba", na área de Iracema Sul, e "Cidade de Ilhabela", em Sapinhoá Norte. FPSO (Floating Production Storage Offloading Unit) é a sigla em inglês que identifica uma plataforma flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo.

Em 2015, o FPSO "Cidade de Itaguaí" entrará em operação na área de Iracema Norte, na Bacia de Santos. Para 2016, estão programadas mais sete unidades: os FPSOs "Cidade de Maricá", "Cidade de Saquarema", P-66 e P-67 serão instaladas em Lula, a P-74 e P-75, em Búzios, e "Cidade de Caraguatatuba", em Lapa.

Mais cinco sistemas entram em operação em 2017: P-68 e P-69, em Lula, P-76 e P-77, em Búzios, e P-70 em Iara.

No ano seguinte, 2018, contaremos com mais uma unidade no Parque das Baleias, que fica no pré-sal da Bacia de Campos e, por fim, mais quatro na Bacia de Santos: a P-72 em Nordeste de Tupi, a P-71 em Iara Noroeste, a P-73 no Entorno de Iara e uma unidade em Carcará.

Ainda em 2018, o pré-sal responderá por mais de 50% da nossa produção total."


FONTE da complementação: blog "Fatos e Dados", da Petrobras   (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/vinte-novas-plataformas-no-pre-sal-ate-2018.htm).

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