sexta-feira, 1 de agosto de 2014

STATUS DO NOVO AVIÃO MILITAR DA EMBRAER, O KC-390


Estágio da montagem do protótipo da aeronave de transporte militar tático KC-390, no início de Julho de 2014. Foto - EMBRAER

KC-390 – EMBRAER FEZ AVANT-PREMIÉRE EM FARNBOROUGH (Londres)

"A "Embraer Defesa & Segurança" realizou apresentação consistente do Programa KC-390 em Farnborough

Com a presença da liderança da EMBRAER, da Divisão Defesa & Segurança e autoridades militares brasileiras como o Brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, foram apresentados mais detalhes do maior projeto aeronáutico brasileiro até esta data. Os eventos ocorreram durante a Feira Internacional FARNBOROUGH AIR SHOW, 14 a 20 Julho.

Como promoção da nova aeronave de transporte militar tático, o KC-390, foi criado um espaço de demonstração dos principais sistemas da aeronave. Um modelo da seção da fuselagem (cross-section), foi exibido. Os principais componentes que formam a aviônica, sistemas de controle de voo, sistemas de proteção e outros componentes da aeronave foram exibidos.


A apresentação do VP do Programa KC390, Paulo Gastão incluiu detalhes do avanço da montagem dos protótipos, além de especificar mais as capacidades da futura aeronave de transporte militar tático, o KC-390. Também presente o Presidente daEMBRAER Defesa & Segurança Jackson Schneider.

O site "DefesaNet' apresenta abaixo uma foto em melhor resolução, com o estágio da montagem (início Julho), que mostra um avanço substancial na construção do primeiro protótipo do KC-390, em relação às liberadas em maio, quando da inauguração dos hangares onde serão montados e finalizados os KC-390. Reforça assim a expectativa do voo inaugural no quarto trimestre de 2014.


Foto de Maio de 2014 com a estrutura básica em estágio de montagem.
Foto EMBRAER Defesa & Segurança



Estágio de Julho de 2014 com a estrutura básica em já em processo adiantado de montagem. Foto - EMBRAER Defesa & Segurança

O KC-390 é o maior avião já desenvolvido e produzido pela Embraer e o seu projeto representa expressivo avanço em termos tecnológicos e de inovação. Tudo isso já justifica o interesse em torno da fabricação do jato de transporte militar tático e reabastecimento em voo KC-390, programa que marca o ingresso da Empresa em um dos segmentos mais promissores do mercado global de defesa.

É, também, a primeira vez que a Embraer está na posição de liderança de um projeto internacional de alta tecnologia, envolvendo países da América Latina e da Europa.

Em maio último, foi inaugurado o hangar onde será instalada a linha de montagem final do KC-390, em Gavião Peixoto, São Paulo. Na ocasião, a Embraer Defesa & Segurança e a Força Aérea Brasileira assinaram o contrato para a produção seriada do KC-390, marcando o início de nova fase do projeto, que começou em 2009.


Um dos pontos importantes na rapidez do processo é a rebitagem automática. Observar as duas máquinas (cor vermelha), uma em cada lado da fuselagem que dão maior velocidade e melhor acabamento da superfície e zero retrabalho. Foto - Agência FAB

O negócio, avaliado em R$ 7,2 bilhões, inclui a aquisição de 28 aeronaves e um pacote de suporte logístico inicial.

O KC-390 é um projeto feito em conjunto com a Força Aérea Brasileira. Concebido desde o início para realizar diversas missões (transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, busca e resgate e combate a incêndios florestais), o KC-390 estabelecerá novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado.

Para isso, incorpora uma série de tecnologias avançadas, porém já comprovadas, que constituirão verdadeiras inovações em sua categoria. Antes mesmo de tomar forma, o avião se beneficiou de avançadas ferramentas de engenharia, como o uso de programas baseados em modelos digitais (CAD – Computer Aided Design), que reduziram em aproximadamente 50% o tempo necessário para projetar as estruturas, as peças e os componentes.

A integração dos diversos sistemas da aeronave é testada em bancadas, conhecidas como "rigs", e um simulador de voo dedicado à engenharia é utilizado para afinar as leis de comandos de voo e a interface homem-máquina.

O KC-390 une grande capacidade de carga e velocidade e vai operar em pistas austeras, inclusive não pavimentadas, ou danificadas. Sua fuselagem acomoda cargas de grandes dimensões, com acesso por meio da rampa. O moderno sistema de manuseio de cargas (Cargo Handling System) da aeronave permite reconfigurá-la rapidamente, utilizando roletes escamoteáveis para a movimentação em pallets ou um piso plano para transporte de tropas ou de veículos.

A pilotagem é facilitada por moderno sistema de controle de voo do tipo fly-by-wire, que reduz a carga de trabalho dos pilotos e aumenta a segurança da operação. Além de ter um sistema de manutenção inteligente (Health Monitoring System), que contribui para maior disponibilidade da aeronave por meio de prognóstico de falhas em tempo real, associado a um cronograma de manutenção otimizado.

Nota:

"DefesaNet" e o "Jornal O Globo" realizaram dois "Hangouts" nos dias 4 e 5 de Junho de 2014. Os links das transcrições e do vídeo seguem:

--KC-390 E O SALTO QUALITATIVO DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA BRASILEIRA - Participação FAB I

a - Transcrição Link
b - Vídeo Link

--KC-390 E O SALTO QUALITATIVO DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA BRASILEIRA - Participação EMBRAER Defesa & Segurança II

a - Transcrição Link (será liberado proximamente)
b - Video Link


Suite de aviônica apresentada de forma esquemática pela RockwellCollins .
(Foto Vianney Jr / DefesaNet)

Ficha técnica – KC-390

Envergadura: 35,05 m
Comprimento: 35,20 m
Altura: 11,84 m
Velocidade máxima: Mach 0,8 (870 km/h)
Altitude máxima: 36.000 pés
Alcance: 3.350 milhas náuticas
Capacidade: 
- 26 toneladas (23 toneladas distribuídas)
- 7 pallets 463 L
- Veículos - 3 Marruas ou 1 Blindado Guarani
- 1 helicóptero S-60 Blackhawk
- 80 soldados equipados
- 66 paraquedistas
- 74 macas padrão OTAN
- 1 Unidade do ASTROS 2 (sem necessidade de desmontar a unidade lançadora)

FONTE: site "DefesaNet"  (http://www.defesanet.com.br/kc390/noticia/16197/KC-390-%E2%80%93-EMBRAER-fez-Avant-Premiere-em-Farnborough/).

Nenhum comentário: