sábado, 2 de agosto de 2014

E O ANÃO SE AGIGANTOU




E O ANÃO SE AGIGANTOU

Por LEONARDO ATTUCH

"Uma semana depois de ironizar o Brasil,Israel conseguiu uma proeza: o isolamento absoluto.


Raras vezes, uma decisão de política externa se mostrou tão acertada, eficaz e oportuna quanto a que foi tomada pelo Itamaraty no início da ofensiva militar em Gaza. Ao convocar o embaixador brasileiro em Tel Aviv para consultas, o Brasil demonstrou coragem e conquistou, aos olhos do mundo, uma superioridade moral incontestável na questão Israel-Palestina.

Classificado como “anão moral” pelo porta-voz da chancelaria israelense, que ainda ironizou os 7 a 1 sofridos contra a Alemanha, numa provocação que ecoou entre os porta-vozes do vira-latismo nacional, o Brasil se antecipou aos fatos e aplicou uma goleada histórica no regime do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Basta notar o que aconteceu nos dias que se seguiram à posição brasileira, prontamente seguida pelos demais países do Mercosul. Estarrecido com a brutalidade de um bombardeio a uma escola das Nações Unidas, o secretário-geral Ban Ki-moon responsabilizou Israel e disse que “nada causa tanta vergonha quanto matar crianças dormindo”.

Também enfática, a alta comissária para Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, disse que os “crimes de guerra” de Israel, devem ser julgados e punidos.

A cena mais marcante da semana, no entanto, foi a de outro representante da ONU, o porta-voz Christopher Gunness, que, impotente diante de tanta violência e iniquidade, foi às lágrimas diante das câmeras. “Não somos burocratas sem coração.”

Tamanha foi a onda de indignação internacional que até mesmo os Estados Unidos, que fizeram de Israel sua base militar apontada para o petróleo do Oriente Médio, se viram forçados a recuar.

O presidente Barack Obama, que entope de armas Israel e, portanto, é cúmplice da barbárie, classificou o ataque à escola como “inaceitável” e “vergonhoso”. Ainda que tenha sido hipócrita, já foi um avanço para um país imperialista que se tornou refém de seu pequeno protetorado.

Resultado: o mundo, em peso, seguiu a posição do “anão” Brasil, que se agigantou. E o regime brutal de Israel obteve uma proeza inédita: o isolamento absoluto de um governo que, segundo a ONU, envergonha não apenas seu povo, mas a humanidade como um todo."

FONTE: escrito por Leonardo Attuch  no "Brasil 247"  (https://www.brasil247.com/pt/247/artigos/148762/E-o-an%C3%A3o-se-agigantou.htm).

Nenhum comentário: