quarta-feira, 13 de agosto de 2014

BRASILEIRO GANHA "NOBEL DA MATEMÁTICA"




Brasileiro ganha o "Nobel da matemática" 

"A 'Medalha Fields', a mais alta distinção da disciplina, foi concedida ao carioca Artur Ávila, pesquisador do IMPA. "Há vários anos existia uma expectativa nessa direção, e realmente eu sentia isso como uma pressão sobre mim, também pela sua importância para o Brasil, que de maneira um pouco estranha nunca teve prêmios internacionais desse porte, como um Nobel. Assim, ficava um pouco pesado. A notícia da medalha teve, para mim, um primeiro efeito de alívio", disse ele.

Do "Brasil 247"

Um pesquisador brasileiro, de 35 anos, ganhou, na terça-feira, a mais alta distinção da matemática, equivalente ao Nobel da disciplina. Foi o carioca Artur Avila, que receberá a "Medalha Fields", na Coréia do Sul.

Artur Avila fez notáveis contribuições no campo dos sistemas dinâmicos, análise e outras áreas, em muitos casos provando resultados decisivos que resolveram problemas há muito tempo em aberto. Quase todo seu trabalho foi feito por meio de colaborações com cerca de 30 matemáticos de todo mundo. Para essas colaborações, Avila traz um formidável poder técnico, a engenhosidade e tenacidade de um mestre em resolver problemas e um profundo senso para questões profundas e significativas. Os feitos de Avila são muitos e abrangem uma ampla gama de tópicos. Com sua combinação de tremendo poder analítico e profunda intuição sobre sistemas dinâmicos, Artur Avila certamente continuará um líder na matemática ainda por muitos anos”, escreveu o comitê da "União Internacional de Matemática", ao justificar o prêmio.

O vencedor disse ter recebido a notícia com certo alívio. "Há vários anos existia uma expectativa nessa direção, e realmente eu sentia isso como uma pressão sobre mim, também pela sua importância para o Brasil, que de maneira um pouco estranha nunca teve prêmios internacionais desse porte, como um Nobel. Assim, ficava um pouco pesado. A notícia da medalha teve, para mim, um primeiro efeito de alívio"."

FONTE: do jornal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/149894/Brasileiro-ganha-o-Nobel-da-matemática.htm).

Nenhum comentário: