sábado, 5 de julho de 2014

NOVA ETAPA DO "MINHA CASA, MINHA VIDA": 3 MILHÕES DE MORADIAS



Presidenta Dilma durante entrega de moradias do Minha Casa Minha Vida a mais de 5 mil famílias. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

É possível contratar mais três milhões de moradias, afirma Dilma sobre "Minha Casa, Minha Vida 3"


"Ao mesmo tempo em que entregou 5.460 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, na quinta-feira (3), no Paranoá (DF), a presidenta Dilma Rousseff considerou possível a contratação de três milhões de moradias na próxima fase do programa. Ela estabeleceu a meta como comprometimento com a continuidade do programa, além de articular empresariado para demanda da terceira etapa.

Nosso objetivo é deixar claro que é possível contratar agora três milhões de moradias. Porque aquilo que está dando certo deve ter continuidade. As famílias de menor renda precisam continuar recebendo subsídio quase integral, tal como fizemos até agora. E nós precisamos sinalizar para os empresários se prepararem com terrenos, discutir com prefeitos para que isso ocorra a partir de 2015”, salientou.

Dilma exemplificou a importância do "Minha Casa, Minha Vida" com a história da dona Elisângela. Uma senhora beneficiada em conjunto residencial no Rio de Janeiro que, no momento da mudança para o novo lar, dizia: “Vem, gente, olha que maravilha! É apartamento mesmo, pode ver. E eu que achei que só ia entrar em apartamento em horário de serviço. Mas o 304 agora é meu e daqui ninguém me tira”.

A alegria da dona Elisângela e o orgulho por estar entrando no apartamento próprio é melhor que qualquer discurso de como a casa própria traz o bem, faz o bem para as pessoas. Com o 'Minha Casa, Minha Vida' estamos construindo, sim, um novo país para dezenas de milhões de brasileiros que viviam em áreas insalubres, em áreas de risco, moravam de favor em casa de parentes ou pagavam um aluguel que mal cabia no bolso”, comentou Dilma.

As recentes 5.460 casas do" Minha Casa, Minha Vida" foram entregues em dez cidades de sete estados, além do Distrito Federal. O programa contemplou os seguintes municípios: Belford Roxo (RJ), Betim (MG), Curitiba (PR), Duque de Caxias (RJ), Governador Valadares (MG), Jequié (BA), Joinville (SC), Juazeiro do Norte (CE), Paranoá (DF), São Vicente (SP) e Santo André (SP).

Subsídios do "Minha Casa, Minha Vida"

A presidenta também defendeu a aplicação de recursos do Tesouro Nacional para continuar subsidiando unidades habitacionais do "Minha Casa, Minha Vida". Dilma explicou como funciona o subsídio, na prática, para um beneficiário do programa.

No passado, políticos e economistas achavam que era um pecado mortal o governo federal tirar dinheiro do Tesouro e colocar de subsídio para aqueles que mais precisavam. Nós achamos que é uma virtude, é uma virtude perceber que quem ganha até 1.600 reais não cobre o preço da sua casa própria. O governo federal, para essa faixa até 1.600 reais, subsidia, coloca entre 90% a 95% do dinheiro da casa própria para que as pessoas que mais precisam tenham o seu lar, que é a condição primária de segurança pessoal, de segurança familiar”, analisou a presidenta."

FONTE: Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/e-possivel-contratar-tres-milhoes-de-moradias-afirma-dilma-sobre-minha-casa-minha-vida-3/).


COMPLEMENTAÇÃO

Dilma lança terceira etapa do "Minha Casa" 



"A cerimônia ocorreu durante entrega simultânea de mais de 5 mil moradias da segunda etapa do programa, com a presença da presidente Dilma Rousseff e de ministros em 11 cidades.  A nova fase do Programa "Minha Casa, Minha Vida" tem por meta a contratação, a partir de 2015, de 3 milhões de novas unidades habitacionais

Por Paulo Victor Chagas, repórter da Agência Brasil 


A presidenta Dilma Rousseff lançou na quinta-feira (3) a terceira etapa do Programa "Minha Casa, Minha Vida", que tem por meta a contratação, a partir de 2015, de 3 milhões de novas unidades habitacionais. O lançamento estava previsto para o mês de junho, segundo anúncio feito após a presidenta se encontrar com representantes da construção civil e ministros ligados à área.

A cerimônia ocorreu durante entrega simultânea de mais de 5 mil moradias da segunda etapa do programa, com a presença de Dilma e de ministros em 11 cidades. Ao todo, foram entregues 5.460 casas em sete estados. A presidenta entregou unidades habitacionais no Residencial Paranoá Parque, a 20 quilômetros do centro de Brasília.

Segundo Dilma, na primeira etapa do programa foram construídas 1 milhão de moradias e, na segunda etapa, que está em vigor, a meta é chegar a 2,75 milhões de casas até o fim deste ano. A terceira etapa do programa seguirá a mesma metodologia das anteriores, segundo a presidenta Dilma, com consulta às empresas, movimentos sociais e estados.
[...]

O "Minha Casa, Minha Vida" financia moradias para famílias com renda até R$ 5 mil por mês. As condições de financiamento variam de acordo com a renda familiar. Para famílias com renda mensal até R$ 1.600, a prestação é 5% da renda. Para famílias que ganham até R$ 3.275, o programa dá um subsídio que pode chegar a R$ 25 mil. Para as famílias com ganhos mensais entre R$ 3.275 e R$ 5 mil, o benefício é uma taxa de juros mais baixa do que a dos financiamentos imobiliários tradicionais."


FONTE da complementação: texto de Paulo Victor Chagas, repórter da Agência Brasil. Transcrito no "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/145518/Dilma-lança-terceira-etapa-do-Minha-Casa.htm).

Nenhum comentário: