sábado, 12 de julho de 2014

NAVIO CONSTRUÍDO NO BRASIL LEVA PETRÓLEO DO PRÉ-SAL PARA O CHILE





Navio João Cândido faz primeira viagem internacional com petróleo do pré-sal

"O suezmax 'João Cândido', segundo navio do 'Programa de Modernização Expansão da Frota da Transpetro' (PROMEF) a entrar em operação, iniciou sua primeira viagem internacional atendendo às demandas do pré-sal, transportando 1 milhão de barris de petróleo do Campo de Lula.

A embarcação foi carregada no "Terminal Aquaviário da Baía de Ilha Grande" (TEBIG), em Angra dos Reis, e partiu para o sul levando petróleo a portos chilenos. Parte da carga será descarregada no porto de Talcahuano e o restante tem como destino o novo terminal da estatal chilena Empresa Nacional de Petróleo (ENAP), na baía de San Vicente. A chegada ao Chile está programada para 14 de julho.

Em operação desde maio de 2012, o suezmax "João Cândido" tem 274 metros de comprimento e capacidade para transportar 157,7 mil toneladas de porte bruto. O petroleiro pode carregar até 1 milhão de barris.

O navio homenageia João Cândido Felisberto, também conhecido como "Almirante negro", um militar brasileiro da Marinha de Guerra do Brasil, líder da "Revolta da Chibata".

Das 49 embarcações encomendadas pela Transpetro aos estaleiros brasileiros, por meio do 
PROMEF, sete já estão em operação: os navios de produtos Celso Furtado, Sergio Buarque de Holanda, Rômulo Almeida e José Alencar e os suezmax João Cândido, Zumbi dos Palmares e Dragão do Mar. Outros 12 navios estão em construção em estaleiros brasileiros."

FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras  (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/navio-joao-candido-faz-primeira-viagem-internacional-com-petroleo-do-pre-sal.htm).

Nenhum comentário: