terça-feira, 15 de julho de 2014

ANTES CRITICADO, BRASIL SUPEROU O "PADRÃO FIFA"




Alvo de críticas, governo acertou mais que a Fifa

"Presidida por Joseph Blatter, a entidade pressionou o Brasil pelos atrasos das obras para o Mundial. A Fifa era responsável pela venda de ingressos e pela segurança nos estádios, entre outras responsabilidades. A polícia do Rio descobriu esquema milionário de venda ilegal de bilhetes que atingiu o coração da Fifa, com a prisão do diretor Raymond Whelan, da parceira "Match". Seguranças privados do COL [da Fifa] permitiram a invasão de cerca de 100 chilenos no Maracanã e a arbitragem da Copa também foi duramente criticada. Por outro lado, os estádios foram entregues [pelo Brasil], funcionaram conforme as exigências e o transporte também não deixou a desejar.

Do "Brasil 247"


Desde o início da organização da Copa do Mundo, a Fifa, responsável pelo evento, pressionou duramente o Brasil pela conclusão das obras. O secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, chegou a dizer que o governo brasileiro precisava de um "chute no traseiro", o que gerou tensão na relação entre federação e autoridades brasileiras. Com o fim do Mundial, no domingo 13, a conclusão que se chega é de que o governo protagonizou muito mais acertos do que a federação.

Única responsável pela venda de ingressos para os jogos da competição, a Fifa viu ser descoberto pela Polícia Civil do Rio um esquema milionário de venda ilegal de bilhetes, que levou à prisão o diretor-executivo da única parceira da entidade – a empresa "Match" – Raymond Whelan, agora considerado foragido [entregou-se à Polícia na segunda-feira, 14]. Serviços gerais aos torcedores e aos jornalistas no estádio também foram alvo de reclamações.

Outro episódio que colocou em xeque uma das principais atribuições da federação máxima do futebol – a segurança nos estádios – foi a invasão de cerca de 100 chilenos ao centro de imprensa do Maracanã antes do jogo entre Chile e Espanha, no dia 18 de junho. Equipamentos como computadores e televisores foram quebrados e houve muita correria e gritos na área onde os jornalistas trabalhavam na cobertura da Copa.

Também vão para a conta da Fifa a série de falhas da arbitragem, que deixou de marcar cartões que resultaram em duras faltas, como a que tirou Neymar do Mundial, e deixou de ver lances importantes. A única punição posterior foi contra o uruguaio Luis Suárez, que mordeu um adversário italiano, o que gerou críticas e questionamentos contra a federação internacional.

Por outro lado, o governo brasileiro, pressionado pela grande imprensa, que fez previsões pessimistas em todos os serviços que seriam oferecidos, fez com que a Copa do Mundo funcionasse sem maiores problemas. Aeroportos e transporte público, motivos de grandes preocupações, não comprometeram a organização, assim como os estádios, que funcionaram conforme as exigências da Fifa, apesar dos atrasos. A hospitalidade do brasileiro, embora não seja ação do governo, deu o toque principal para o sucesso do evento."


FONTE: do "Brasil 247"   (http://www.brasil247.com/pt/247/247_na_copa/146644/Alvo-de-críticas-governo-acertou-mais-que-Fifa.htm).[Título e trechos entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: