domingo, 20 de julho de 2014

ACREDITAR NO BRASIL É O LEGADO DA COPA




Um dos legados da Copa: acreditar no Brasil

Por HENRIQUE FONTANA

"O maior evento esportivo do planeta demonstrou a competência do Brasil na sua organização. À Copa 2014, nossos aeroportos foram ampliados e modernizados, atendendo integralmente as necessidades dos passageiros; as obras de infraestrutura também ficaram satisfatórias; e a receptividade do povo brasileiro foi um dos pontos fortes. Os quase um milhão de turistas estrangeiros, e os 20 mil profissionais da imprensa deixam o Brasil com a melhor das impressões: o nosso país realizou a "Copa das Copas". Não a vencemos dentro de campo, mas fomos eficientes no planejamento e na organização.

Os turistas internacionais e os outros três milhões de brasileiros que viajaram pelo país movimentaram a economia em aproximadamente 30 bilhões de reais. Assim, os torcedores dos 202 países que visitaram o Brasil, conheceram 378 municípios de todas as regiões, como o pantanal, a Amazônia, o pampa, o cerrado e o litoral. Encantados, 95% deles já anunciam que retornarão.

À torcida do contra fica a lição para que acreditem no Brasil. A maioria das obras foi entregue no prazo. As demais estão em andamento. Aeroportos que em 2011 recebiam 215 milhões de passageiros, hoje podem acolher 285 milhões. Mais de 485 mil passageiros passaram pelos aeroportos nas cidades-sede; foram inaugurados 131 quilômetros de corredores de ônibus e BRT; 48 quilômetros de vias públicas; novos terminais rodoviários; um efetivo de 116 mil profissionais reforçando a segurança, com equipamentos de última geração; ampliação das frotas de ônibus e trens; não houve um registro sequer de problemas com energia; enfim, um conjunto de ações de infraestrutura que serviram para o período dos jogos, mas que ficarão à disposição da população para sempre.

Lembramos ainda a festa nos estádios que receberam 3,4 milhões de torcedores, enquanto nas fanfests da Fifa, outros cinco milhões vibravam a cada gol, em cada show de nossos músicos.

Um evento que também gerou publicidade e marketing espontâneo. Com isso, o Brasil deve lucrar muito nos próximos anos, o que representa valor inestimável que a Copa legou para nós. A audiência média nos jogos alcançou impressionantes 3,6 bilhões de telespectadores no mundo todo.

Reconhecemos a competência da presidenta Dilma Rousseff, que com a sua equipe, e a hospitalidade brasileira, mostraram ao mundo que a turma do pessimismo e do catastrofismo perdeu. Vimos crescer a respeitabilidade e a admiração pela nossa nação. E a hora agora é de conquistarmos mais com o turismo e com a imagem positiva e acolhedora que o Brasil revelou ao mundo. Portanto, o saldo da Copa é altamente positivo. E um dos seus legados é de que é preciso acreditar no Brasil."


FONTE: escrito por HENRIQUE FONTANA, deputado federal (PT-RS), líder do Governo na Câmara Federal. Publicado no jornal on line "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/147206/Um-dos-legados-da-Copa-acreditar-no-Brasil.htm).

Nenhum comentário: