terça-feira, 24 de junho de 2014

O DRAMA ARGENTINO DA HERANÇA DO NEOLIBERALISMO




[OBS deste blog 'democracia&política': para os grandes bancos norte-americanos e europeus, o ideal, para ganhar rapidamente muito, por meio de novos empréstimos com juros extorsivos, é o retorno da Argentina e do Brasil aos trágicos tempos do neoliberalismo de Menem e FHC/PSDB (ver postagem acima). A Suprema Corte dos EUA certamente está $endo u$ada pelos banqueiros para isso. O colapso da Argentina também prejudicará gravemente a economia brasileira, para deleite e alegria do candidato "do mercado" Aécio Neves, cuja mídia vem batalhando pelo caos como caminho para reassumir o poder]

  
JUDICIALIZAÇÀO IMPERIAL


Através da Suprema Corte dos EUA, bancos querem impor a política de ruína e austeridade à Argentina

"Ao rejeitar o pedido do governo da Argentina para renegociar o pagamento de uma dívida com o Banco de Nova York, a Suprema Corte dos Estados Unidos tomou uma decisão grave, do ponto de vista financeiro, e absurda, do ponto de vista das relações entre países soberanos.

O caso é gravíssimo e, se for conduzido pelos caminhos definidos pela Suprema Corte, onde os conservadores do Partido Republicano têm maioria, pode jogar a economia mundial, que sequer se recuperou do colapso de 2008, em novo pântano.

Tudo isso porque a mais alta Corte dos Estados Unidos considerou que tem poderes para deliberar medidas que terão impacto direto sobre os destinos da população de outro país e de outras nações do Continente. Trouxe para si uma decisão que está longe de ser jurídica.

Ao lado do governo brasileiro, do México e da França, o governo de Barack Obama pressionava por outra solução, que envolvesse uma saída negociada. Numa típica judicialização imperial, a Suprema Corte passou por cima das negociações entre países, a que envolve uma jurisprudência que está longe de ter caráter nacional.

Até o "New York Times", insuspeito de qualquer simpatia pelas ideias do governo de Cristina Kirchner, publicou um artigo cauteloso e crítico, com várias advertências para as consequências da decisão.

Embora não seja a primeira vez que a Suprema Corte de um país se envolve em questões internacionais, não é muito comum uma intervenção que envolve o banco de um país e o governo de outro. O mais comum, até aqui, são sentenças que envolvem diferenças entre cidadãos de países diferentes -- ou entre governos diferentes. Em Israel, a Suprema Corte deu seu aval à construção do muro que separa o país [isto é, o território de Israel acrescido dos territórios palestinos invadidos]  da Cirsjordânia palestina. Na Russia, a Suprema Corte desconheceu os direitos dos chechenos a sua independência.

Pela sentença da Suprema Corte contra o governo da Argentina, temos uma tragédia anunciada. No final desde mês, vence uma parcela de 1,3 bilhões de dólares em juros – quantia que o governo de Buenos Aires pretende honrar. Assumindo a causa dos credores, a Suprema Corte exigiu mais.

Quer que o país pague toda sua dívida de uma vez. Isso daria perto de US$ 15 bilhões, quantia impensável num país com US$ 29 bilhões em reservas.

Embora jornais brasileiros já falem da situação como “calote”, num palavreado típico de quem quer acreditar de que se trata de simples problema de contabilidade, "obra de governos imprudentes e autoridades gastadoras", como diz a ladainha conservadora, o impasse envolve uma situação que não pode ser vista de forma leviana.

Na prática, a decisão da Suprema Corte pretende que se aplique, numa das principais economias da América do Sul, as mesmas medidas desastradas que produziram a crise mundical iniciada em 2008. Só para refrescar a memória: em vez de tomar medidas que teriam amenizado o desastra e permitido uma preservação do crescimento e a geração de estímulos para manter empregos, os Bancos Centrais dos dois lados do Atlântico tomaram decisões que aprofundaram a recessão, a crise e o empobrecimento. O resultado está aí, sem saída à vista de todos. A Europa segue no fundo do poço. Os Estados Unidos patinam. Sob pressão das maiores economias do planeta, o mundo encontra-se à deriva.

A situação financeira realmente difícil que a Argentina enfrenta hoje é, essencialmente, produto do apoio irresponsável dos grandes centros financeiros norte-americanos a uma política suicida de dolarização ocorrida no governo de Carlos Menen [que competia com FHC para ver quem era mais neoliberal e mais amigo dos EUA], na última década do século XX. Queridinho dos mercados em seu tempo, Menen criou um impasse que só poderia ser resolvido de duas formas. Ou os argentinos resistiam à pressão dos credores, preservando ao menos uma parte de suas riquezas, ou fariam um retorno forçado a idade das cavernas.

A questão, antes e depois da decisão da Suprema Corte, é uma solução política, que envolve povos soberanos.

Esse é o debate."

FONTE: escrito por Paulo Moreira Leite em sua coluna na revista "IstoÉ"  (http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/colunista/48_PAULO+MOREIRA+LEITE).[Título e trecho inicial entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: