quarta-feira, 25 de junho de 2014

RADARES NACIONAIS DÃO SEGURANÇA AOS ESTÁDIOS



Na foto Astor Vasques, presidente da BRADAR, ao fundo o radar SABER-M60 - Foto - BRADAR


RADARES SABER-M60 - NA SEGURANÇA DOS ESTÁDIOS BRASILEIROS

Segurança de estádios brasileiros conta com 20 radares SABER-M60

"A segurança dos 12 estádios brasileiros, palcos para os jogos da Copa do Mundo de 2014, conta com um grande reforço: o radar SABER-M60. Estão sendo utilizados 20 equipamentos, distribuídos em áreas estratégicas, monitorando e enviando informações em tempo real sobre o espaço aéreo de cada local. Os dados são enviados para uma Central de Comando das Forças Armadas, auxilando na tomada de decisão.

O radar foi desenvolvido pela BRADAR, empresa controlada pela EMBRAER Defesa & Segurança, em parceria com o CTEx (Centro Tecnológico do Exército). A BRADAR é especializada em radares de abertura sintética para sensoriamento remoto e defesa e segurança.

O SABER é um dos carros-chefe da empresa. Ele permite rastrear alvos em um raio de 60 quilômetros, transmitindo informações em tempo real para um Centro de Operações de Artilharia Antiaérea (COAA). O equipamento também está integrado ao SISDABRA (Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro), da FAB (Força Aérea Brasileira).


Por ser móvel e de baixo peso, o M-60 pode ser facilmente transportado para qualquer local do território nacional ou empregado em missões de paz no exterior. Sua instalação para entrar em operação pode ser feita em menos de 15 minutos e por apenas três pessoas. Outro ponto importante é que o radar pode ser integrado a sistemas de armas baseados em mísseis ou canhões antiaéreos. Também pode operar em conjunto com o Centro de Operações de Artilharia Antiaérea (COAAe), outra exclusividade da BRADAR.

A tecnologia dos radares de vigilância da companhia também é habilitada para uso dual e estará presente nos grandes eventos do País. O equipamento foi utilizado, inclusive, na visita do Papa Francisco ao Brasil, em julho de 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude, onde serviu de apoio para o monitoramento e a segurança do pontífice.

No ano passado, o SABER-M60 também foi utilizado na segurança da Copa das Confederações e na Rio + 20, conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável. Essa tecnologia coloca o Brasil entre os cinco países do mundo que dominam o conhecimento industrial desse tipo de tecnologia.

Sobre a BRADAR

A BRADAR é empresa nacional controlada pela Embraer Defesa & Segurança, especializada em sensoriamento remoto, projeto e construção de radares para vigilância aérea e terrestre. Com unidades em São José dos Campos e Campinas, a empresa conta com 250 colaboradores especializados nas mais diversas áreas."

FONTE: site "DefesaNet"  (http://www.defesanet.com.br/eventos/noticia/15775/Radares-SABER-M60---Na-seguranca-dos-estadios-brasileiros/).

Nenhum comentário: