quinta-feira, 19 de junho de 2014

DOCUMENTÁRIO "Dr MELGAÇO", SOBRE O "MAIS MÉDICOS"



De Alice Riff, "Dr Melgaço" é um importante documentário sobre o "Mais Médicos"


Do blog de Luis Nassif no "Jornal GGN":

Por Fernando J.

"Caro Nassif,

Peço a sua atenção para o documentário "Dr. Melgaço", realizado pelo "Diário do Centro do Mundo", pelo sistema de "crowdfunding", isto é, financiado pelos leitores, e que ainda não foi divulgado aqui no blog. Trata-se da mais completa e bem realizada reportagem sobre o "Programa Mais Médicos", que nenhum órgão de mídia quis realizar, por motivos que todos conhecemos.

O vídeo, realizado em dez/2013, é dirigido pela documentarista Alice Riff, e foi escolhida a cidade de Melgaço (PA) por ser a cidade com pior IDH do Brasil. Com a chegada de quatro médicas cubanas na cidade, e com a simples atenção primária à saúde feita pelas médicas "Maribéis", aconteceu o mesmo que revela a reportagem da "Rede Brasil Atual": o encaminhamento para o único hospital da cidade reduziu drasticamente. Isso foi confirmado pela própria Alice Riff, quando da apresentação oficial do documentário, em abril passado, quando ela disse que o único médico local estava praticamente ocioso, em virtude do trabalho de atenção primária feito pelo "Programa Mais Médicos".


FONTE: do blog de Luis Nassif no "Jornal GGN"  (http://jornalggn.com.br/noticia/de-alice-riff-dr-melgaco-e-um-importante-documentario-sobre-o-mais-medicos).

Nenhum comentário: