quinta-feira, 22 de maio de 2014

AÉCIO, ALCKMIN, EDUARDO CAMPOS APOIARAM EM GENEBRA A COPA NO BRASIL


 


Para Aldo Rebelo, parte da mídia faz campanha contra a Copa

"O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, se referiu a “setores ressentidos” ao comentar movimentos contra a realização da Copa do Mundo. Em entrevista ao programa Espaço Público, da TV Brasil, na terça-feira (20), ele disse que parte da mídia faz campanha contra o evento. “Aqui no Brasil, parte da mídia faz campanha contra a Copa. Setores ressentidos, derrotados, fazem essa campanha”. Rebelo ainda citou o apoio inicial de governadores de oposição ao governo do então presidente Lula.

O Aécio, o Alckmin, o Eduardo Campos estavam lá [em Genebra], quando o Brasil ganhou o direito de sediar a Copa. Depois, as conjunções políticas e as manifestações fizeram com que alguns se afastassem disso. Aí a Copa ficou órfã de pai e mãe, restando só o [ex-]presidente Lula”. 

O ministro ainda atribuiu movimentos contra a Copa do Mundo no Brasil a um sentimento de contrariedade a posições que o país estaria ocupando no cenário internacional.

[Esse sentimento de autodesprezo e de amor incondicional e não-correspondido aos estrangeiros fortes e ricos sempre existiu em muitos brasileiros, independentemente de Copa, especialmente na direita que se autoproclama "elite"]


Existe, em algumas partes do mundo, um desconforto em relação à posição que o Brasil tem ocupado nos fórum internacionais e o seu protagonismo econômico. É como se dissessem que o Brasil quer ocupar um lugar que não lhe cabe, que ele precisa voltar ao seu lugar”. Ele acredita, no entanto, que no final das contas o povo vai abraçar o evento, seja por “informação ou paixão ao futebol”.

O ministro do Esporte também defendeu os gastos em estádios e infraestrutura maiores que em copas anteriores. “A Alemanha não gastou tanto porque não precisava, porque já tinha estrutura pronta. A África do Sul não gastou porque não podia”. Além disso, explicou que a Copa deve gerar 3,6 milhões de empregos e que, para cada real de investimento público, haverá retorno de R$ 3,4 em investimentos privados.

Ele também explicou gastos considerados elevados com alguns estádios. Em Brasília, por exemplo, ele disse que as obras de entorno não constavam no orçamento inicial, e sua inclusão posterior provocou grande aumento de custos em relação ao valor inicial.

Já na "Arena Corinthians", conhecida popularmente como “Itaquerão”, Rebelo explicou que estruturas temporárias tiveram que ser levantadas para atender às exigências da FIFA para um estádio de inauguração do evento, que deve receber 60 mil pessoas. “No caso do estádio do Corinthians, teve que passar de 40 mil para 60 mil lugares, foi quase como um novo estádio em cima do primeiro”. Vale lembrar, porém, que já era sabido que o estádio de São Paulo receberia a abertura do evento, antes mesmo de ele ser erguido.

O ministro também falou das Olimpíadas de 2016 e garantiu a entrega das obras a tempo. Lembrou, inclusive, que o Rio de Janeiro vai tirar proveito de já ter recebido a Copa do Mundo. Ele, porém, não afastou a possibilidade de haver atrasos nas obras. “É claro que se você examinar o curso do calendário, há alguns atrasos. Algumas obras talvez não fiquem prontas no período previsto, mas vão ficar prontas para o evento”.

FONTE: portal "Vermelho"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/242580-6). [Título, imagem do google e trecho entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: