quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Mensalão tucano: A VOLTA DO SHOWMÍCIO NO STF E NA MÍDIA?

O grande, festejado e prolongado showmício do STF e da mídia no julgamento do "mensalão do PT" não deverá ocorrer no caso do mensalão tucano

PT cobra julgamento correto para mensalão tucano e critica a mídia

"Parlamentares petistas cobraram, esta semana, um julgamento correto do “mensalão tucano”, esquema de desvio de recursos de empresas estatais do governo de Minas Gerais, em 1998, em favor da campanha do então governador e candidato à reeleição, Eduardo Azeredo, hoje deputado federal pelo PSDB mineiro.

A partir das alegações finais encaminhadas na última sexta-feira (7) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, integrantes da bancada petista na Câmara manifestaram o desejo de que a Corte Suprema julgue o caso adequadamente e apontaram diferenças em relação à Ação Penal 470, que condenou ex dirigentes do PT.

Para o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), o episódio tucano é conhecido há bastante tempo e existe uma “grande quantidade de provas documentais e evidências bastante fortes” comprovando o uso de recursos de estatais mineiras para financiar a reeleição do candidato tucano.

A argumentação do procurador-geral nas alegações finais do processo está diretamente vinculada às provas, e não a meras ilações, como ocorreu no caso da Ação Penal 470, onde não havia provas de desvio de recursos públicos e foi ignorada, inclusive, uma auditoria do Banco do Brasil que desmontava a tese do relator do processo (ministro Joaquim Barbosa)”, disse Berzoini.

A deputada Iriny Lopes (PT-ES) destacou a contundência do documento do procurador-geral, que sintetiza o caso, e também chamou a atenção para a discrepância com o processo envolvendo o PT. “O procurador-geral foi muito enfático ao indicar a concretude e a gravidade das provas acumuladas durante a investigação. Espero, portanto, que o STF observe o que diz a lei, ao contrário da Ação Penal 470, que gerou a condenação de inúmeros petistas unicamente a partir de indícios e de uma teoria questionável como a do domínio do fato”, afirmou Iriny.

Berzoini também criticou o tratamento midiático do processo envolvendo os tucanos. “Está evidente que a cobertura da mídia é diferenciada, que não pode ignorar, mas trata este caso com uma postura totalmente fria, com edições bastante cuidadosas, postura que a maioria dos veículos não teve no caso da Ação Penal 470, quando atuaram como advogado de acusação”, lembrou o parlamentar.

O relator da Ação Penal 536 no STF, que tem Eduardo Azeredo como principal réu, é o ministro Luís Roberto Barroso. Ainda não há previsão de data para o processo entrar na pauta do tribunal."

FONTE: da Redação do portal "Vermelho" em Brasília, com informações do PT na Câmara (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=235758&id_secao=1). [Título, imagem do google e sua legenda adicionados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: