sábado, 15 de fevereiro de 2014

Jurista Bandeira de Mello: GILMAR MENDES (STF) QUER ESTAR NA "CRISTA DA ONDA"



Bandeira de Mello: Gilmar Mendes surfa na crista da onda

Gilmar Mendes quer estar na crista da onda, diz Bandeira de Mello

Jurista rebate novas críticas de ministro [do STF] às doações aos petistas condenados no mensalão

Jornal do Brasil

"O jurista Celso Antônio Bandeira de Mello rebateu ontem, sexta-feira (14), as críticas que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, fez às doações para o pagamento das multas dos petistas condenados no julgamento do mensalão. De acordo com Bandeira de Mello, trata-se de uma tentativa de surfar "na crista da onda."

"Não vejo nenhum sentido no que foi dito pelo ministro. O que vejo é a extensão da solidariedade das pessoas e acho que ele ficou espantado com isso. Tanta gente fazendo doações, com importâncias significativas, e em tão pouco tempo, devem tê-lo deixado espantado", afirmou Bandeira de Mello.

As críticas de Gilmar Mendes estão numa carta enviada ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP), afirmando que as doações “sabotam e ridicularizam” o cumprimento das penas. “A falta de transparência na arrecadação desses valores torna ainda mais questionável procedimento que, mediando o pagamento de multa punitiva fixada em sentença de processo criminal, em última análise sabota e ridiculariza o cumprimento da pena – que a Constituição estabelece como individual e intransferível – pelo próprio apenado, fazendo aumentar a sensação de impunidade que tanto prejudica a paz social no país”, escreveu Gilmar Mendes na carta.

"Doações mostram que houve um total desacordo com a decisão do STF", diz Bandeira de Mello

Bandeira de Mello retruca, afirmando que as doações foram uma resposta da população ao julgamento dos mensaleiros. "Essas pessoas não concordaram com as sentenças e procuraram mostrar que o julgamento foi político. Se eu estivesse na posição do ministro, não faria esse escândalo em torno desse assunto. Tantas pessoas contribuíram com tanto dinheiro que mostra que houve um total desacordo com a decisão do STF, e ele fica levantando essas suspeitas. Talvez queira estar na crista da onda ou intimidar as pessoas."

O jurista prossegue, afirmando que todas as contribuições foram feitas com "extrema clareza", com informações ao Imposto de Renda. "Está tudo muito claro. Não há motivo para essa suspeita, não há nada que justifique isso. Quando alguém fala em lavar dinheiro, é porque há pretensão de se usar esse dinheiro novamente e, nesse caso, não. O dinheiro está sendo doado, vai embora, não será reutilizado. As pessoas estão se desfazendo do dinheiro e, portanto, não tem lógica nenhuma nessa desconfiança e nem na possibilidade de ser lavagem de dinheiro. Não tem lógica nisso, a não ser que o ministro tenha visto outra lógica que eu não percebi", disse.

Bandeira de Mello, que foi um dos doadores, afirmou que vai continuar doando. "Principalmente quando se tratar de pessoas que eu admiro, como o José Dirceu e o José Genoino. Mas não pretendo ser um eterno doador e nem sou do PT. Quando voto, voto no PSOL porque tenho grande admiração pelo Ivan Valente e, por isso, voto no partido dele."

>> Gilmar Mendes fez declarações "escandalosas", diz Bandeira de Mello

Esta não foi a primeira vez que Gilmar Mendes criticou as doações ao petistas condenados no julgamento do mensalão. Em outra ocasião, ele insinuou que elas poderiam ser lavagem de dinheiro. Suplicy havia afirmado que gostaria de ouvir explicações do ministro, motivando a sua carta. Celso Antônio Bandeira de Mello já havia rebatido essas primeiras críticas de Gilmar Mendes: "Como doador, me senti ofendido, porque Gilmar Mendes lançou publicamente uma suspeita sem provas e fui atingido por ela. Estou chocado."

FONTE: publicado no "Jornal do Brasil" e transcrito no blog de Luis Nassif no Jornal GGN  (http://www.jb.com.br/pais/noticias/2014/02/14/gilmar-mendes-quer-estar-n...) e (http://jornalggn.com.br/fora-pauta/bandeira-de-mello-gilmar-mendes-surfa-na-crista-da-onda).

Nenhum comentário: