quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A ESPERTA JOGADA CONTRA A PETROBRAS




Comprar ou vender Petrobras? É simples, se a gente vende, eles compram
Por Fernando Brito

"O distinto leitor e a apreciadíssima leitora certamente está vendo a pauleira que se abateu há mais de um ano sobre a Petrobras, não é?

O preço das ações despencou, o valor de mercado desabou e até a falência da empresa andaram sugerindo.

Tudo jogada.

Este modestíssimo blog, que não tem dinheiro para comprar nem ação do botequim do seu Manoel, vem dizendo o óbvio: a Petrobras está tendo lucros menores, resultados mais modestos e pagando dividendos mais baixos porque está investindo uma fortuna para explorar o pré-sal com soberania para o Brasil.

Hoje, uma imensa matéria da [norte-americana] agência Reuters, especializada em jornalismo econômico, publica uma matéria com os comentários do mercado de que 2014 “será o ano da virada para a Petrobras”.

O ponto de virada para as ações pode ocorrer a partir do segundo semestre, assim que ficar mais claro o aumento de produção, estimado entre 5 e 6,5 por cento neste ano por analistas de mercado e especialistas da indústria petrolífera ouvidos pela Reuters.

Ué, descobriram agora? Isso está nos relatórios da empresa há pelo menos três anos, que em 2014 entravam em funcionamento muitos – e está longe de ser tudo – dos sistemas de produção do pré-sal, aquele mesmo pré-sal que o Wall Street Journal dizia “ter sucumbido á realidade” a aos poços secos que um quinta coluna dizia estarem sendo perfurados.

Um volume médio de produção crescendo 6,5% em todo o ano significa aquilo que dissemos aqui: um aumento superior a 20% se comparado de ponta a ponta do ano, porque esses aumentos são cumulativos e progressivos.

Muita gente boa se desfez – e vai continuar se desfazendo – de seus papéis da Petrobras. Seja porque deu ouvidos à urubuzice, seja porque não tem bala na agulha para segurar uma carteira desvalorizada se precisa de liquidez.

E você pensa que essa gente sequer se justifica de ter ficado tocando a marcha fúnebre? Que nada, ganham dinheiro remando para trás e andando paara a frente…

Os “especialistas” de mercado são bichos que fazem muito barulho para distrair as presas, mas só abrem o bico com vontade quando é para engoli-las."

FONTE: escrito por Fernando Brito em seu blog "Tijolaço".

Nenhum comentário: