terça-feira, 15 de outubro de 2013

ESPIONAGEM AMERICANA ABRE CAMINHO PARA O BRASIL TER CAÇAS RUSSOS


Por Fernando Brito

"O jornalista Mauro Santayana antecipa, em seu blog, a possibilidade de reviravolta no programa de reaparelhamento da Força Aérea Brasileira, associando a compra dos jatos de quarta geração Sukhoi SU-35 – como os Boeing F-18, os franceses Rafale e os Grippen, da Suécia, selecionados no programa FX-2, da FAB – com participação no projeto, atualmente em testes, do moderníssimo T-50, quase invisível ao radar, como o seu correspondente americano F-22 Raptor.

Um amigo com relações na Aeronáutica me diz que o SU-35 que participou da concorrência do programa FX-2 não foi eliminado por deficiências operacionais, mas por dúvidas quanto à transferência de tecnologia, ajudadas por uma “pressão amiga” dos americanos.

Nos últimos meses, os russos têm emitido sinais contínuos de que transferir tecnologia não será problema. E voltam à carga com o oferecimento de parceria nos jatos que o sucederão, o que havia sido oferecido em 2008, chegando a ser objeto de um protocolo de intenções, mas foi recusado pelo Ministro da Defesa da época, Nélson Jobim.

O escândalo da espionagem americana pode ter mudado completamente os planos de voo da alta cúpula da FAB."

FONTE: escrito por Fernando Brito no seu blog "Tijolaço"   (
http://tijolaco.com.br/index.php/espionagem-americana-abre-caminho-para-o-brasil-ter-cacas-russos/).

COMPLEMENTAÇÃO

Da Voz da Rússia

RÚSSIA VAI OFERECER AO BRASIL CO-PRODUÇÃO DO CAÇA T-50



                       Caça russo T-50

"Durante as negociações no Brasil, a delegação russa vai oferecer uma coprodução de modelos promissores de aviões de quinta geração.

A delegação russa, chefiada pelo ministro da Defesa, Serguei Choigu, realizará, entre 14 e 17 de outubro, visitas ao Peru e Brasil. Nas conversações, está prevista discussão das questões de cooperação militar e técnico-militar.

"Nas negociações no Brasil, estamos prontos para oferecer não só a compra de aeronaves modernas acabadas como o Su-35, mas também a produção conjunta de modelos promissores de aviões como o T-50," disse um dos integrantes da delegação."

FONTE: da "Voz da Rússia". Transcrito no portal "Vermelho" 
(http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=226776&id_secao=9).

Nenhum comentário: