sexta-feira, 27 de setembro de 2013

IBOPE: DILMA DISPARA E VENCERIA NO 1º TURNO


Pesquisa Ibope repõe Dilma e aumenta apetite de Serra por candidatura 

Por Fernando Britto

“A pesquisa Ibope/Estadão deu [ontem] o resultado que todos esperavam, mas num grau que, provavelmente, ninguém esperava.

Nem tanto porque Dilma, com 38%, continuou a subir (de 30% no Ibope anterior e de 35% no Datafolha do mês passado).

Mas porque Marina pagou o preço de sua ausência oportunista do debate político. Com 16%, perdeu 6 pontos em relação ao Ibope anterior e até dez, se considerado o Datafolha.

Marina cair foi um reativante para os apetites de José Serra. Ele, é claro, sabe que não vence Dilma em condições normais. Mas espera que, ultrapassando Marina e continuando à frente de Aécio, fica na posição se “stand-by” à espera de um desastre na economia que reavive as chances da oposição. Ou, como está, de olho na decisão do TSE na próxima terça-feira: a Marina cair da "Rede", ele vem para o picadeiro.

2º TURNO

Muito significativas foram as expressivas diferenças obtidas por Dilma nas simulações de segundo turno (43% a 26% ante Marina, contra um empate técnico de 35 a 34% no Ibope anterior; e 45% a 21% contra Aécio Neves; e massacrantes 46% a 14% frente a Eduardo Campos). Mostram que Dilma vai dissolvendo a imagem de rejeição que se tentou construir para ela.

Curiosamente, a frase de Eduardo Campos ontem, em “O Globo” (de que se Dilma piscasse, deixaria de ser candidata e Lula assumiria a candidatura), diante dos resultados do Ibope, se volta contra ele: com 4%, é ele quem vai ter sua candidatura ameaçada.”

FONTE: escrito por Fernando Brito em seu blog “Tijolaço” (http://tijolaco.com.br/index.php/pesquisa-ibope-repoe-dilma-e-aumenta-apetite-de-serra-por-candidatura/). [Título acrescentado por este blog ‘democracia&política’].

COMPLEMENTAÇÃO

APROVAÇÃO AO GOVERNO DILMA SOBE A 76% [ótimo, bom e regular), aponta CNI/Ibope



A presidente Dilma Rousseff em foto da sua participação na coletiva de imprensa em Nova York (EUA) nesta semana (Foto Roberto Stuckert Filho - 25.set.2013/Presidência) 

Com base em dados da reportagem de Edgard Matsuki, do portal tucano UOL (Folha)

APROVAÇÃO DO GOVERNO


A aprovação ao governo obteve melhora significativa. De acordo com a pesquisa, 37% consideram o governo ótimo; 39% regular [total 76%].


É o que aponta a pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o Ibope, divulgada na manhã desta sexta-feira (27). 

Em julho, 31% dos entrevistados consideravam o governo bom ou ótimo, 37% achavam regular [total 68%].

APROVAÇÃO PESSOAL

Depois de cair 26 pontos percentuais em julho, período logo posterior às manifestações que tomaram as ruas pelo Brasil, o índice de aprovação pessoal à presidente Dilma Rousseff subiu nove pontos percentuais. O levantamento aponta que 54% da população aprovam e 40% desaprovam Dilma, além de 6% que não sabem. Em julho, 45% confiavam e 50% não confiavam em Dilma.


A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos. A CNI/Ibope ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre os dias 14 e 17 de setembro.

FONTE da complementação: com base em dados da reportagem de Edgard Matsuki, do portal tucano UOL (Folha) (http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/09/27/dilma-cni-ibope.htm).

Nenhum comentário: